segunda-feira, 16 de março de 2015

Nota de esclarecimento da direção da Escola Estadual Apolinária Jales

O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 é claro: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania, e sua qualificação para o trabalho". Não resta dúvida, portanto, que este preparo é fundamental para a valorização e crescimento pessoal, bem como para o desenvolvimento social e econômico.
Nota-se que a educação no Brasil é uma preocupação nacional, mas a realidade é que não tem a prioridade dos investimentos públicos como seria de se desejar. Algumas poucas políticas públicas estão sendo implementadas, mas não temos ainda grandes investimentos na base para garantir ensino de qualidade nos níveis mais avançados.
Diante dessa realidade vivida por todo o Brasil, a Escola Estadual Apolinária Jales, em Messias Targino/RN, vive também muitas dificuldades que são enfrentadas diariamente através do trabalho incessante da direção, professores e de todos os funcionários que compões esta instituição. Buscamos dia a dia garantir aos nossos estudantes um ensino de qualidade, além de estrutura mínima adequada para que o ensino-aprendizagem possa fluir da melhor maneira possível.
Porém, os desafios são muitos, a maioria deles não compete somente a direção, é necessário que o Estado possa garantir os recursos básicos para o funcionamento da nossa escola. COMPETE a Direção, enviar ofícios solicitando essas demandas e aguardar que o ESTADO envie os recursos do mesmo.
Foi diagnosticada a necessidade de melhorar as condições na infraestrutura da Escola Estadual Apolinária Jales, diante dessa demanda, foi enviado no inicio do ano letivo de 2015 oficio junto ao Governo do Estado solicitando, 60 CONJUNTOS DE CARTEIRAS E 16 VENTILADORES EM CARÁTER DE URGÊNCIA; RECURSOS PARA COMPRA DE ÁGUA POTÁVEL PARA CONSUMO HUMANO; SOLICITAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA RECUPERAÇÃO DE BANHEIROS E COZINHA. (segue em anexo).
Investir na educação é condição básica para combater as desigualdades sociais. O que é da nossa responsabilidade já foi feito, aguardamos agora a resposta do Estado para que possamos solucionar os problemas da nossa Escola o mais depressa possível, garantindo ainda mais a qualidade do nosso ensino.
Concluímos, portanto, a sociedade também tem responsabilidade e dever na promoção da educação, mas as mudanças na qualidade do ensino só vão acontecer quando a educação deixar de ser apenas prioridade nos discursos das campanhas eleitorais.
É preciso sim pagar salários dignos aos professores, investir na formação e atualização permanente dos profissionais, e na construção de projetos políticos pedagógicos que considerem as características específicas de cada comunidade escolar. Precisamos de mais bibliotecas e salas de leitura, e de laboratórios de ciências e informática.
Necessitamos de escolas antenadas com a realidade de seus alunos.
Assim vamos construir um Brasil mais justo e humano, com oportunidades iguais para que todos alcancem o desenvolvimento psicológico, social e econômico.
Atenciosamente a Direção.

Messias Targino/RN – 16 de Março de 2015



Nota de esclarecimento enviada por Carlos Atila  Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário