segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Símbolo da fé,imagem da padroeira já foi quebrada em mais de 200 pedaços

Nem todo mundo sabe, mas a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a que foi encontradada por pescadores no rio Paraíba e é considerada símbolo da fé católica no país, já sofreu um atentado que a quebrou em mais de 200 pedaços. 'Salva' após restaurações, atualmente ela é protegida por um nicho e atrai mais de 10 milhões de devotos por ano ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.

O atentado à imagem da Padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978 na Basílica Velha em Aparecida. Enquanto a missa das 20h era celebrada, os fiéis não poderiam imaginar que estavam prestes a vivenciar uma “tragédia religiosa”.

Durante a missa, um jovem visivelmente transtornado, avançou em direção à Santa no altar. Saltou a uma altura de dois metros até o cofre de ouro com frente de vidro onde estava a imagem. Na terceira tentativa, a força do “possesso” deixou os vidros em estilhaços e Nossa Senhora foi tirada do altar.

O homem correu até a rua e apesar de ser alcançado por um guarda, consegui lançar Nossa Senhora ao chão. A imagem quebrou em centenas de pedaços. O suspeito foi detido e tratado como doente mental. Já a imagem da Santa, naquela altura, tinha seu futuro incerto. 

A história está registrada em diários de padres e memórias de católicos da cidade. Agora, também volta à tona pelas mãos do jornalista Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo em Jerusalém e autor do livro “Aparecida: a biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil”, em que são relatados casos curiosos ligados a Padroeira.

Neste episódio em que a imagem é quebrada, ele conta que foi necessário reconstruí-la. "Nem dá para chamar de restauração, foi uma reconstrução. Nossa Senhora teve que ser refeita. Ela não tinha pequenos defeitos, problemas de pintura ou um nariz quebrado. Ela não existia mais”, afirma Rodrigo Alvarez.


Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário