quarta-feira, 26 de novembro de 2014

UFRN lança banco de imagens para auxiliar estudos sobre o câncer

Ferramenta será lançada durante I Seminário de Telessaúde do RN, na próxima sexta (28)
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, em conjunto com o Núcleo de Telessaúde do RN, vai lançar na próxima sexta (28) o primeiro Banco de Imagens Médicas do Brasil, O BiMed. A nova ferramenta será apresentada durante o I Seminário de Telessaúde do RN.
O BiMed é um banco com mais de 30 mil imagens de exames de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, Ultrassonografia, Ecocardiograma, dentre outros tipos de procedimentos. O banco permite que cientistas de todo o mundo possam estudar as imagens e desenvolver métodos de diagnósticos mais inteligentes e precoces. Para o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim, o repositório “será muito importante para estudos aplicados ao diagnóstico de câncer e aneurismas”.  
O serviço será disponibilizado gratuitamente por qualquer instituição de ensino ou pesquisa, visando a contribuir para os avanços da ciência nesta área. Para ter acesso, é preciso fazer um cadastro no site da Telessaúde e enviar pelo sistema uma solicitação da instituição que deseja utilizar as imagens. Nesta solicitação, deverá conter explicação de como as imagens serão utilizadas.
Todos os exames são anônimos, com objetivo de não identificar os pacientes - garantindo total segurança. O acesso ao repositório será por meio do site do Telessaúde-RN e ficará disponível para a comunidade a partir do dia 29 de novembro.
I Seminário de Telessaúde do RN
Com o objetivo de discutir a telessaúde no Brasil, suas articulações com os programas do Governo Federal e a atenção básica à saúde, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, em parceria com a Sedis/UFRN, realiza a primeira edição do seminário de Telessaúde do Rio Grande do Norte. O evento é gratuito, aberto à comunidade e acontece na próxima sexta (28) no Anfiteatro A da Escola de Ciência e Tecnologia - UFRN, das 19h às 22h.
Para se inscrever, basta acessar a página: http://telessaude.ufrn.br/seminario/

Telessaúde Brasil Redes é um programa do Governo Federal que tem por objetivo principal o fortalecimento da Atenção Básica. É uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.
Fonte:Potiguar Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário