quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Paciente com leucemia recebe tratamento inovador com HIV e entra em remissão

Um homem que sofre com uma leucemia agressiva está agora em remissão após médicos usarem o vírus HIV para alvejar e matar células cancerígenas.
Marshall Jensen foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda, um câncer das células brancas do sangue, logo depois de se casar em 2012.
Jensen, 30, e sua família deixaram sua casa em Utah e passaram os dois anos seguintes viajando pelos Estados Unidos em busca de um tratamento que poderia lutar contra o câncer, a emissora KSL relata.
Na Filadélfia, Jensen ficou sabendo de um tratamento raro, experimental, aproveitando da capacidade HIV vírus para inserir novos genes nas células T do paciente, a fim de matar o câncer de outra forma incurável.
O tratamento é o resultado de duas décadas de pesquisas por Carl June e sua equipe da Penn Medicine, que produziu um estudo sobre os “assassinos específicos de leucemia”, publicado no “New England Journal of Medicine”.
- É um vírus desativado – explicou June. – Mas ele retém a característica essencial de um HIV, que é a capacidade de inserir novos genes nas células.
A terapia trabalha levando milhares de milhões de células T de um paciente com câncer. O DNA nas células é então alterado com uma forma inofensiva do vírus HIV.
As células são programadas para reconhecer e matar o câncer e são colocadas de volta no corpo da pessoa.
June disse que as células agem como “serial killers” e continuam a permanecer latentes no corpo, a menos que o câncer retorne. Sua equipe descobriu que uma das células T modificadas pode matar cerca de mil células tumorais.
O tratamento tem sido bem sucedido até agora e Jensen voltou para casa na quinta-feira depois de ter sido dito que ele está em remissão.
Um total de 30 crianças e adultos receberam o tratamento no estudo de June. Vinte e três dos pacientes estão vivos e 19 já alcançaram a remissão completa.
June vai começar os testes em pacientes com câncer de pâncreas no verão de 2015.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário