segunda-feira, 3 de novembro de 2014

De 1º a 12º no ranking nacional: Aeroporto de Natal despenca na avaliação dos passageiros

Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante foi inaugurado este ano para substituir o Augusto Severo, em Parnamirim

Depois de ter o melhor aeroporto do Brasil no que diz respeito à satisfação geral dos passageiros, a capital potiguar aparece agora no cenário nacional com o 12º terminal de passageiros melhor avaliado do país. Segundo o novo Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos, publicado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) na última sexta-feira (31), quem assumiu o posto de primeiro colocado foi o Aeroporto Internacional do Recife.
No primeiro trimestre deste ano Natal teve destaque na pesquisa da SAC quando ainda estava em funcionamento o Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado na Base Aérea de Parnamirim. Agora, a pesquisa leva em consideração o Aeroporto Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, que entrou em operação no Rio Grande do Norte no final do mês de maio, pondo fim aos serviços no Augusto Severo.
Em pesquisa feita nos últimos três meses de 2013, o aeroporto Augusto Severo ocupava o 4º lugar em nível nacional, chegando a saltar para a primeira colocação em 2014 com um índice 4,1 na média geral dos indicadores, em uma escala que vai de 0 a 5 pontos. Hoje, a avaliação da satisfação dos passageiros coloca o aeroporto da Região Metropolitana de Natal com a pontuação de 3,79.
A capital pernambucana, que assumiu a nova liderança, aparece na pesquisa da SAC com 4,24 pontos, seguida de Brasília, que assumiu a segunda colocação. O Aeroporto Juscelino Kubistchek, no Distrito Federal, ganhou 4,20 na avaliação dos passageiros. Coincidentemente, o terminal de Brasília também vive sob administração do Consócio Inframérica, mesma concessionária que administra o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
A pesquisa considera a opinião dos passageiros sobre um conjunto de 47 indicadores. Entre os itens avaliados estão desde serviços públicos, como tempo de espera em filas da aduana e da imigração, até infraestrutura, como limpeza e conforto do terminal de passageiros, quantidade de assentos e de banheiros. Também são pesquisados indicadores de responsabilidade das companhias aéreas, como tempo de check-in e de embarque e desembarque. A pesquisa da Secretaria de Aviação Civil ouviu 16.769 pessoas em 15 aeroportos do País nos meses de julho, agosto e setembro.
Melhor avaliação entre os indicadores
Apesar de ter caído no índice de satisfação geral dos passageiros, o terminal natalense foi considerado o melhor avaliado na média geral dos indicadores. Primeiro aeroporto concedido à iniciativa privada no país, ele teve a melhor avaliação dentre todos os aeroportos em 12 itens. Nesses itens, destacam-se os serviços de painéis de informação de voos, facilidade de realizar conexões, disponibilidade de tomadas, qualidade de internet, disponibilidade e limpeza dos sanitários, limpeza geral do aeroporto, conforto na sala de embarque, conforto acústico do aeroporto, disponibilidade de meio fio e de táxi.
Em nota oficial, o presidente do Consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli, destacou o fato de que o novo terminal do Rio Grande do Norte está há cinco meses em operação “sem nenhum entrave”. “É um resultado excelente e é o reconhecimento de um esforço muito grande para conseguir colocar este aeroporto em operação com sete meses de antecedência do prazo contratual. Já são cinco meses de operação e estamos quase chegando à marca de 1 milhão de passageiros, sem nenhum entrave operacional”, explicou.
A Inframérica destacou que já investiu cerca de R$ 500 milhões no aeroporto e ainda pretende ampliar os investimentos. “Entre outras coisas, estamos agora trabalhando para ampliar a malha aérea. Nós construímos um aeroporto para o futuro, com espaço para crescer. Já temos sinalização de que teremos, por exemplo, mais de 200 voos extras para o período de alta temporada, de dezembro a fevereiro, incluindo destinos para os quais não há voo direto hoje”, afirma Paolinelli.
Neste mês de novembro, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante já começou a operar com quatro novos voos, sendo três voos diretos: Natal – Guarulhos (segunda, terça, quarta, quinta, sexta e domingo); Natal – Campinas (sábado); Natal – Galeão (todos os dias); e Natal – Belém, com escalas em Fortaleza e São Luiz (todos os dias). Os voos extras de alta temporada serão anunciados nas próximas semanas, quando os detalhes operacionais estiverem definidos.
Em indicadores como disponibilidade de carrinhos de bagagem, cordialidade dos funcionários do aeroporto, disponibilidade de assentos na sala de embarque e sensação de proteção e segurança, o Aeroporto obteve a segunda colocação.
7geral
Pontos Negativos
A pesquisa da SAC também apresenta alguns itens que não foram bem avaliados pelos usuários dos aeroportos e que, por isso, precisam de mais investimentos. Os piores indicadores do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, deixando-o em última colocação na pesquisa, dizem respeito aos serviços de estacionamento de veículos; quantidade, qualidade e tempo de fila nas lanchonetes/restaurantes e estabelecimentos comerciais; e disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbios.
“A pesquisa nos oferece um mapa muito importante do que ainda precisa ser melhorado e vamos trabalhar nesses pontos para evoluir ainda mais. Mesmo com o excelente desempenho nos indicadores da pesquisa, enxergamos que ainda temos que trabalhar mais na satisfação do passageiro, em pontos como opções comerciais e filas de aduana e imigração, por exemplo. Sabemos que há questões que merecem nossa atenção e vamos focar nisso”, afirma Alysson Paolinelli.
Ainda segundo a nota divulgada pelo Consórcio Inframérica, nas próximas semanas o aeroporto ganhará duas casas de câmbio e um novo restaurante, reforçando as opções comerciais.
Fonte:JH

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