quarta-feira, 3 de setembro de 2014

STJD exclui o Grêmio da Copa do Brasil

Na tarde desta quarta-feira, 3, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu excluir o Grêmio da Copa do Brasil após parte da torcida do time gaúcho ter insultado o goleiro Aranha, do Santos, em jogo válido pelas Oitavas de Final da competição nacional.
Em quase quatro horas de julgamento, os auditores resolveram pela punição. O clube foi denunciado pela procuradoria, baseado no artigo 243-G (e seus parágrafos) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A decisão ainda cabe recurso. Um novo julgamento deve ocorrer em 15 dias em segunda instância no Pleno do STJD. O quarteto de arbitragem também foi denunciado pela procuradoria por não ter relatado o episódio na primeira versão da súmula.
Wilton Pereira de Sampaio foi suspenso por 45 dias, enquanto os auxiliares pegaram 30 dias.
Entenda o caso

Durante o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Santos, no dia 28, o goleiro Aranha denunciou insultos racistas da torcida gremista. Imagens do jogo mostram a torcida agredindo verbalmente o goleiro e este alertando o árbitro Wilton Pereira Sampaio dos xingamentos, mas o juiz não tomou nenhuma providência.
Após o jogo, Aranha, bastante revoltado, denunciou à imprensa os gritos entoados pela torcida durante o jogo, como “preto fedido”, “cambada de preto”, “macaco”. No dia seguinte, o goleiro registrou um boletim de ocorrência em Porto Alegre. A equipe santista venceu a partida por 2 a 0.
No dia 29, o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, apresentou a denúncia ao tribunal a partir de imagens disponibilizadas por emissoras de TV. No mesmo dia, o Grêmio repudiou o ato de racismo ocorrido durante o jogo e identificou dez torcedores suspeitos de cometerem atos racistas, sendo excluídos dois sócios do clube.
Mas no domingo (31), no jogo contra o Bahia, pelo Brasileirão, parte da torcida gremista continuou entoando gritos racistas. Na segunda, a diretoria do Grêmio tomou novas medidas para combater o racismo, suspendendo a torcida organizada Geral e se dispondo a continuar identificando torcedores preconceituosos.
Fonte:De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário