terça-feira, 13 de maio de 2014

Novo aeroporto terá simulado de operações no próximo dia 27

Após reiterar – por meio do twitter do ministro Moreira Franco – a data oficial para abertura do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, marcada para a próxima sexta-feira, 22 de maio, a Secretaria da Aviação Civil (SAC) também informou que o novo terminal já tem data para ser testado. A exemplo do que aconteceu ontem no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, o aeroporto de São Gonçalo passará pelo simulado de preparação para a Copa do Mundo no dia 27 deste mês. O exercício é uma forma de preparar os terminais brasileiros para recepção de delegações e convidados.
“O objetivo é testar o tempo de duração e as formas de deslocamento dos organizadores, das delegações de futebol e dos chefes de Estado desde a chegada das aeronaves, passando pelos trajetos pré-determinados para cada grupo, até a saída do aeroporto”, informou a assessoria de imprensa da SAC. Aeroportos que podem ser utilizados como alternados – como é o caso do Augusto Severo, em Parnamirim – também passam por avaliação. O aeroporto de Natal passou por simulado no último dia 8.

A nove dias da data prevista para ser inaugurado, algumas ações já começaram a ser vistas e divulgadas para a população, como é o caso da sinalização das principais vias da cidade informando sobre o novo aeroporto. A prefeitura de São Gonçalo do Amarante já iniciou a instalação de 12 placas ao longo da Tomaz Landim, na zona norte, com informações sobre o trajeto para o novo terminal, em português, inglês e espanhol.

De acordo com o diretor geral do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de SGA, Paulo Roberto de Castro,  as ações também estão sendo feitas em parceria com o Consórcio Inframérica, gestor do aeroporto, e a Prefeitura de Natal. De acordo com o último cronograma definido pela SAC, Anac e Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), esta é a última semana para que as companhias aéreas finalizem a transferência das operações. 

Acessos
Caso seja mesmo inaugurado no dia 22 de maio, o aeroporto poderá contar com uma das obras de acesso. O acesso norte, com 11 quilômetros de extensão por meio da BR-406, já está sendo finalizado e a iluminação, a cargo da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, já está 50% concluída. A previsão é que a obra seja entregue concomitantemente ao novo aeroporto.

Em compensação, o viaduto da BR-406 não será concluído. Para não interferir na conclusão do acesso, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) construiu um desvio em torno da construção, que deverá suportar o tráfego, segundo o diretor do DER, Demétrio Torres. Já o acesso pela estadual RN-160, que cruza São Gonçalo do Amarante, estará com 96% de conclusão no dia 22 de maio, restando apenas a recuperação do pavimento, segundo informou o DER.  A previsão do é que o trecho seja concluído até a Copa.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante pretende concluir a iluminação dos dois acessos até esta sexta-feira. A inauguração já está marcada para o sábado (17). O trecho entre a rotatória do aeroporto e o terminal já está com a iluminação concluída – no total, 90 postos. Cerca de 50% da instalação de postes no trecho entre a rotatória e a BR-406 também está concluída. 

Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário