Os sites de relacionamento social
viraram uma epidemia na Internet. Gigantes como Orkut e MySpace dominam o
mercado. Ou melhor, dominavam. O novo fenômeno digital atende pelo nome
de FACEBOOK, que virou o “queridinho” dos cibernéticos com números que
apavoram qualquer concorrência: mais de 900 milhões de usuários, em
apenas 20 minutos são compartilhados mais de 1.1 milhão de links,
anexadas 3 milhões de novas fotos, enviadas mais de 6 milhões de
mensagens e feito mais de 35 milhões de comentários. Por tudo isso, não é
nenhum exagero afirmar que o FACEBOOK mudou a maneira como as pessoas
usam a web e se conectam com os amigos.
A história
O estudante de graduação Mark
Zuckerberg e seus colegas de quarto Dustin Moskovitz e Chris Hughes
criaram o THE FACEBOOK dentro de seu dormitório no campus universitário,
no dia 4 de fevereiro de 2004, com o suporte e a acessória de Andrew
McCollum e Eduardo Saverin, este último brasileiro, permitindo que os
colegas da tradicional Universidade de Harvard, na região de Boston, na
costa leste dos Estados Unidos, pudessem colocar fotos e se manter em
contato uns com os outros, compartilhando assim experiências e
planejando eventos. Em quatro horas a novidade atraiu 450 visitantes. No
final do primeiro mês aproximadamente metade dos alunos da tradicional
universidade estavam cadastrados. Apesar da ideia inicial que a adesão
fosse restrita apenas à estudantes da universidade de Harvard, o site
cresceu rapidamente e passou a admitir estudantes de outras
universidades da região de Boston, como por exemplo, Boston College,
Boston University, Northeastern University, Tufts University e o
tradicional Instituto de Tecnologia de Massachusetts (conhecido como
MIT), além de Rochester, Stanford, Columbia, Yale, NYU e Northwestern.
Já no meio de 2004, a rede social
recebeu sua primeira rodada de investimentos, feita por Peter Thiel, no
valor de US$ 500 mil. Em dezembro rompia a barreira de 1 milhão de
cadastrados. Era um sucesso avassalador na comunidade estudantil
americana. Em dezembro de 2005, trocou seu nome de “THE FACEBOOK” para
apenas FACEBOOK. Somente a partir de 11 de setembro de 2006, qualquer
internauta, desde que tivesse mais de 13 anos, através de um e-mail,
poderia se cadastrar no FACEBOOK. A explosão de tráfego foi visível:
crescia aproximadamente 3% por semana. Nesta época as atualizações eram
frequentes: versão mobile, opções de mural, share, ads, traduções
oficiais em diversas línguas e integração com empresas. Em 2007, o
FACEBOOK tornou-se uma das empresas de Internet mais valorizadas do
mundo, cujo valor estimado chegava a US$ 15 bilhões. Tudo em virtude da
poderosa Microsoft que comprou uma parte minoritária da empresa (1.6% de
participação no capital) por US$ 240 milhões, batendo uma proposta do
rival Google. Nesta época o FACEBOOK contava com mais de 49 milhões de
usuários, 250 mil novos registros por dia e um modesto lucro de US$ 30
milhões.
Em 2009 o site apresentou uma
novidade que se tornaria extremamente popular: o famoso botão “Like”.
Ainda este ano, o FACEBOOK lançou o jogo social FarmVille,
desenvolvido pela Zynga, cujo objetivo é evoluir administrando uma
fazenda virtual, com atividades que incluem o plantio, cultivo e
colheita de diversas plantas e árvores, criações de animais, além da
construção de casas, celeiros e outros elementos típicos de uma vida
rural. O jogo chegou a possuir mais de 100 milhões de usuários no
FACEBOOK. O enorme sucesso do FarmVille fez com que o FACEBOOK
disponibilizasse outros jogos sociais que arregimentaram milhões de
novos usuários. Um fator para manter o sucesso e a popularidade do
FACEBOOK são as constantes inovações, como aconteceu em 2010 quando foi
lançado o FACEBOOK PLACES, um sistema de geolocalização no qual o usuário pode compartilhar com seus amigos onde ele está; e o FECBOOK MAIL,
um serviço de mensagens que mescla SMS, e-mail e bate-papo. O resultado
dessas inovações: o crescimento do FACEBOOK foi impressionante, superou
os 500 milhões de usuários ativos e nos Estados Unidos foi o site mais
visitado.
Todo esse sucesso atraiu a atenção
de investidores: no início de janeiro de 2011 a empresa arrecadou US$
500 milhões do banco Goldman Sachs e de um investidor russo, o que levou
o FACEBOOK a ser avaliado, segundo estimativa já que não possuía
capital aberto, em US$ 50 bilhões. Enquanto isso no Brasil, apesar da
enorme popularidade do Orkut, o número de usuários do FACEBOOK mais que
dobrou nos últimos quatro anos, totalizando mais de 45 milhões de
pessoas. Depois de tanto sucesso e despertar interesse de gigantes do
setor, finalmente no dia 18 de maio de 2012 o FACEBOOK realizou sua
oferta pública inicial de ações na Bolsa de Valores NASDAQ. As ações
foram oferecidas ao preço inicial de US$ 38, o que rendeu US$ 16 bilhões
à empresa. O valor arrecadado coloca o IPO (sigla em inglês para oferta
pública inicial, que equivale à abertura de capital de uma empresa) do
FACEBOOK acima das ofertas iniciais de empresas como Google, Zynga e
Groupon. Além disso, pouco antes, o FACEBBOOK havia comprado por US$ 1
bilhão o Instagram, aplicativo para as plataformas móveis iOS e Android
que personaliza fotos. A estratégia agrega inteligência e incentiva
engajamento à rede social, uma vez que os usuários do aplicativo são
fiéis ao serviço.
O FACEBOOK permite o
compartilhamento de informações, vídeos, fotos e participação em grupos,
ou seja, atividades comuns que existem em diversas outras redes
sociais. Então por que todo esse crescimento e enorme sucesso? O
verdadeiro diferencial do FACEBOOK foi a decisão de manter sua interface
de programação de aplicações, também chamada de API, aberta a
desenvolvedores independentes. Essa estratégia permite que a rede social
se renove de acordo com as tendências e preferências dos próprios
internautas, chamando atenção dos usuários fidelizados e potenciais.
Essa ação de sucesso fez com que seus principais concorrentes também
adotassem essa política, porém tardiamente. Alguns outros fatores e
estratégias também colaboram para seu sucesso:
● Privacidade (o perfil fica visível apenas para aos amigos do usuário).
●
Fotografias – disponíveis desde outubro de 2005 - (não há limite de
fotos e de tamanho, além de ser possível montar álbuns personalizados
com ferramentas como o Slideshow e o Photobucket).
● Chat – disponível desde 2008 - (há mais de 40 tipos de aplicativos que disponibilizam chats no perfil).
●
Feeds – disponível desde 2006 - (assim que é feito o login, são
mostrados os feeds dos amigos, como as alterações que eles fizeram no
perfil, os aplicativos que eles adicionaram ou qualquer evento ou site
que eles postaram).
● Compartilhamento (o usuário pode compartilhar tudo: links, vídeos, fotos, blogs, músicas e muitos mais).
● Interface do usuário (a interface é muito mais agradável e inteligente).
●
Aplicativos (há impressionantes 11.000 disponíveis, de horóscopos e
presentes virtuais a players de música e vídeo, tornando-se o grande
trunfo do FACEBOOK).
●
Vídeos – disponível desde 2007 - (há ferramentas para vídeos em
comunidades e o usuário pode colocar vídeos de praticamente todos os
formatos).
●
Jogos sociais (jogos inteligentes e divertidos como FarmVille,
CityVille, Máfia Wars e Café World conquistaram milhares de fãs no mundo
inteiro, permitindo assim a socialização entre os usuários).
O gigante em números
●
Com mais de 900 milhões de usuários ativos (526 milhões deles diários),
são gerados 3.2 bilhões de comentários por dia, além de promover 125
bilhões de conexões – ou amizades – entre usuários;
● A rede social tornou-se a número 1 no ranking dos sites mais acessados nos Estados Unidos em 9 de março de 2010;
● Nos Estados Unidos, o FACEBOOK recebeu 9% de todas as visitas da Internet em abril de 2012. No Brasil correspondeu a 9,76%;
●
O tempo médio de visitas no FACEBOOK é de 2 minutos nos Estados Unidos.
Em abril de 2012, o site teve 24 minutos e 23 segundos de tempo médio
de visitas no Brasil;
●
Os maiores mercados, em termos de usuários, são Estados Unidos, Brasil,
Índia, Indonésia, México, Reino Unido, Turquia e Filipinas.
●
O termo ‘facebook’ é o mais buscado nos Estados Unidos e tem sido nos
últimos três anos, desde a semana terminada em 18 de julho de 2009;
●
Nos Estados Unidos, 10 estados são responsáveis por 52% das visitas ao
FACEBOOK – Califórnia, Texas, Nova York, Flórida, Illinois, Pensilvânia,
Ohio, Michigan, Geórgia e Carolina do Norte. No Brasil, apenas São
Paulo e Rio de Janeiro, somados, corresponderam a 50,11% das visitas no
período de 12 semanas terminadas em 12 de maio de 2012.
O gênio por trás da marca
Mark Elliot Zuckerberg nasceu no dia
14 de maio de 1984 em White Plains, condado de Westchester, e cresceu
em Dobbs Ferry, um subúrbio de classe média alta de Nova York. É o
segundo de quatro filhos – e o único homem – de um dentista e de uma
psiquiatra. De origem judaica, ele começou a mexer com computadores bem
cedo, aprendeu a fazer programação por conta própria. Quando estava no
último ano do ensino médio, ele e o amigo Adam D’Angelo fizeram um
programa para o Winamp, um tocador de MP3 que “aprendia” os hábitos
musicais de uma pessoa e criava uma lista de acordo com seu gosto. Eles
ofereceram o download gratuito de sua criação na Internet, e grandes
empresas como a America On Line e a Microsoft entraram em contato. “Foi
uma oferta do tipo vocês podem vir trabalhar para nós, e, por falar
nisso, nós também vamos levar essa coisa que vocês fizeram”, diz Zuckerberg. Apesar disso, os dois resolveram ir para a faculdade.
D’Angelo foi para a Caltech e
Zuckerberg para Harvard, onde tudo começou. Hoje em dia, ele é um típico
geek, o nerd que gosta de tecnologia, e dono de uma fortuna estimada em
US$ 17.5 bilhões e de uma empresa avaliada em mais de US$ 70 bilhões.
No ano de 2010 ele foi nomeado pela revista Time como a “Pessoa do Ano”.
A história de sucesso do FACEBOOK e de seu criador foi recentemente
retratada no filme “The Social Network”. Avesso a badalações, ele tem
uma rotina burocrática. Embora tenha uma fortuna no banco, há pouco
tempo atrás sua casa não oferecia nem um mínimo de conforto. Vivia em
apartamento alugado, cuja mobília se resumia a um colchão no chão, duas
cadeiras e uma mesa. “Nunca fui apegado ao dinheiro”, costuma
afirmar o geek, que quase nunca se separa do seu jeans, tênis e moletom.
Após abrir o capital de sua empresa, no dia 18 de maio de 2012, Mark se
casou no dia seguinte casamento com sua namorada de longa data,
Priscilla Chan.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou
apenas por uma modificação. Isto ocorreu em 2005 quando a marca retirou a
palavra “the” e os parênteses de seu logotipo.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de fevereiro de 2004
● Fundador: Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskovitz e Eduardo Saverin
● Sede mundial: Menlo Park, Califórnia
● Proprietário da marca: Facebook Inc.
● Capital aberto: Sim (2012)
● CEO: Mark Zuckerberg
● Faturamento: US$ 3.71 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 1 bilhão (2011)
● Valor de mercado: US$ 70 bilhões (maio/2012)
● Usuários: 901 milhões
● Acessos: 2º site mais visitado da Internet
● Presença global: Sim (qualquer país pode acessar)
● Maiores mercados: Estados Unidos, Brasil, Índia, Indonésia e México
● Funcionários: 3.539
● Segmento: Internet
● Principais produtos: Rede social de relacionamento
● Concorrentes diretos: Twitter, LinkedIn, MySpace, Friendster e Orkut
● Website: www.facebook.com
A marca no mundo
O FACEBOOK, que hoje já conta com
mais de 900 milhões de usuários (80% deles fora dos Estados Unidos e
Canadá), está disponível em mais de 70 línguas e idiomas. FACEBOOK é a
principal rede social nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Brasil,
França, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Cingapura. Além disso, é o
site mais acessado nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Hong Kong
e Cingapura. No Brasil o número de usuários ultrapassou 45 milhões de
usuários. Aproximadamente 500 milhões de usuários ativos acessam o site
através de dispositivos móveis todos os meses.
Você sabia?
●
No FACEBOOK estão publicadas mais de 30 bilhões de fotos. Diariamente
são mais de 300 milhões de novas fotos publicadas. Somente durante o
final de semana do ano novo de 2010 foram publicadas mais de 750 milhões
de fotos. Um verdadeiro recorde.
●
Em 2011, uma brecha de segurança do FACEBOOK permitiu que vazassem na
Internet fotos que Mark Zuckerberg configurou como sendo privadas. As
imagens mostram Mark cozinhando, recebendo amigos e brincando com o
cachorro.
As fontes:
as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa
(em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e
Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e
Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites
financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 22/5/2012
Fonte:Mundo das marcas
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