quarta-feira, 2 de abril de 2014

Estudantes relatam dificuldades em processo de matrícula on-line

Iniciado na manhã da última segunda-feira, 31, o processo de matrículas on-line para o semestre 2014.1 da Universidade do Estado do Rio Grande Norte (Uern) tem gerado revolta entre alguns estudantes. Alunos revelam que precisaram de mais de cinco horas para confirmar o interesse nas vagas.

Caso, por exemplo, do discente Magnos Alves. "Sentei em frente ao notebook às 15h e só consegui concluir a pré-matrícula às 20h, o que é, no mínimo, uma falta de atenção com o processo de matrícula on-line, já que desde que esse tipo de processo foi implantado na Uern os problemas se repetem. Desde a primeira oportunidade o problema é no servidor, que, pelo visto, não recebeu investimentos para melhorar o acesso", opina.

Aluno do curso de Comunicação Social, Costa Júnior também relata as dificuldades enfrentadas ao tentar efetivar sua matrícula. "Minha matrícula foi realizada das 14h às 20h. O sistema travou várias vezes e quando faltavam apenas duas disciplinas, ele resolveu travar de vez, ficava apenas carregando incessantemente. Somente à noite, após muitas tentativas consegui entrar realizar a matrícula das duas disciplinas que faltavam", detalha.
Ainda conforme o discente, esse tipo de problema não deveria ocorrer, já que o sistema, testado pela primeira vez em 2012, está consolidado. "Não estamos mais em um período de avaliação, mas o sistema continua a colocar os estudantes em uma situação no mínimo vexatória. Felizmente, eu tenho acesso pleno à internet, mas quem precisa de lan house sofreu muito, porque era impossível fazer a matrícula em 10, 15 minutos", contou.

Em contato com a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense, o diretor da Unidade de Processamento de Dados (UPD) da Uern, Carlos Moisés, detalhou o funcionamento do sistema. "Primeiro, precisamos dizer que não houve e não há problemas com o sistema, ele está funcionando perfeitamente. O que acontece é que a grande procura nas primeiras horas causou uma lentidão, o que é normal em qualquer sistema de processamento de dados", disse.

Segundo Carlos Moisés, entre o final da tarde e o início da noite de segunda-feira, os estudantes que acessaram o sistema conseguiram efetuar a matrícula em até um minuto e meio. "As pessoas precisam entender que a vaga não será garantida para quem fizer primeiro a matrícula. Não é assim que ocorre. Nossa avaliação até o momento é bastante positiva, pois passadas 24 horas da liberação do sistema, mais de 63% dos alunos, de um total de 9.525 aptos para as primeiras fases, já efetivaram a matrícula", informa.

O calendário de matrículas segue até o dia 11 de abril, dividido em seis fases distintas.

Fonte: Jornal O Mossoroense / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário