sábado, 8 de fevereiro de 2014

UFPB e UFCG aderem a movimento grevista e podem parar as aulas a partir de março

As universidades federais da Paraíba e de Campina Grande sinalizam que podem parar as atividades em uma greve prevista para começar em março deste ano. As duas instituições estão entre as 46 que concordaram com a interrupção do calendário escolar, por tempo indeterminado, conforme consta no quadro da greve nacional das universidades federais divulgado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB), Severino Ramos, está em Brasília/DF, onde participa de uma série de atividades marcadas pela Fasubra.

Segundo o calendário de Lançamento da Campanha Nacional dos servidores públicos federais, a Fasubra realizou em 3 e 4 de fevereiro a reunião da Direção Nacional; no dia 5, fez uma grande manifestação para marcar o lançamento nacional da Campanha Salarial 2014 e na quinta-feira (6), o Fórum realizou o Seminário Dívida Pública, em Brasília.

Encerrando a etapa de mobilização, os trabalhadores federais se encontram em uma Plenária do Fórum das Entidades dos Trabalhadores no Serviço Público nesta sexta-feira (7), também na capital federal. Neste sábado (8) e domingo (9), as delegações dos sindicatos de base da Federação voltam a se reunir em Plenária Nacional para debater a conjuntura e deliberar sobre o indicativo de greve.

De acordo com uma das dirigentes do Sintesp-PB, Evanilda dos Santos, não está definido que realmente vai haver uma paralisação por tempo indeterminado na UFPB e na UFCG, mas que isso está previsto para ocorrer. As reivindicações da categoria ainda são estudadas. “Somente quando o presidente voltar da capital federal é que vamos saber se haverá o não uma greve”, disse a dirigente.

A última greve das instituições federais ocorreu em 2012, quando houve uma longa paralisação que ainda interfere nos calendários escolares de 2014.

Fonte:UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário