sábado, 25 de janeiro de 2014

Nova liminar devolve os pontos para a Portuguesa e Flamengo

Uma nova liminar sobre a polêmica envolvendo o Campeonato Brasileiro de 2013 foi concedida nesta sexta-feira. O juiz Cristiano de Castro Jarreta Coelho, do Juizado Especial de São José do Rio Preto, cidade localizada a 450 quilômetros de São Paulo, acatou pedido do torcedor Cristiano Abdanur São Bento e anulou julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A sentença anula as punições a Flamengo e Portuguesa, punidos pelas escalações do lateral esquerdo André Santos e do meia Hérverton, respectivamente. O juiz exige que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) devolva os quatro pontos retirados das equipes, o que, se ocorrer, determinará o rebaixamento do Fluminense à Série B e a permanência da Portuguesa na primeira divisão.
O magistrado argumenta que o STJD não cumpriu o determinado pelo Estatuto do Torcedor, que estipula a validade das punições apenas a partir do momento em que estas forem publicadas. A divulgação da sentença ocorreu apenas no dia 9 de dezembro, um dia após o encerramento do Campeonato Brasileiro. A CBF tem 15 dias para recorrer da decisão.

No início desta semana, a entidade máxima do futebol brasileiro conseguiu cassar uma liminar semelhante, concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e fazer prevalecer a decisão do STJD.

A polêmica ganhou um novo desdobramento no último fim de semana, quando a emissora ESPN revelou que a CBF ofereceu um adiantamento de verbas no valor de R$ 4 milhões à Portuguesa. Em troca, a entidade teria exigido que a Lusa desistisse das ações judiciais e aceitasse disputar a Série B neste ano.

Com relação à definição da Série A do Campeonato Brasileiro de 2013, José Maria Marín mudou o tom de seu discurso. Depois de afirmar, enquanto estava no Marrocos para acompanhar o Mundial de Clubes, que torceria para o resultado conquistado em campo prevalecer, o mandatário afirmou, que a CBF vai aguardar a definição da Justiça.
Tribuna do Norte

Um comentário:

  1. Prezado Amigo Editor do Blog Messias Online, gostaria que vc colocasse o meu Blog Patu em Foco na sua lista de Blogs parceiros, pois, sou um leitor assíduo deste excelente Blog. O link do Blog Patu em Foco é este: http://www.patu-emfoco.blogspot.com.br/
    Abraços,
    Claudismar Dantas -
    (Editor-Blog Patu em Foco).

    ResponderExcluir