domingo, 27 de outubro de 2013

Pesquisadores identificam novo vírus da dengue na Malásia

Pesquisadores identificaram um novo tipo de vírus da dengue na Malásia, o que pode adicionar, após 50 anos de estabilidade, um novo sorotipo — grupo que causa a mesma resposta imune no organismo — à doença viral. Até o momento, cientistas e médicos trabalham com quatro tipos do micro-organismo. A descoberta, portanto, impõe mais um desafio para o desenvolvimento de vacinas contra a dengue, que teriam que abordar um quinto elemento. Nikos Vasilakis, autor do trabalho, reforça, porém, que os resultados também podem ajudar os cientistas a compreenderem melhor como o vírus evolui.
O grupo liderado por Vasilakis é integrado por cientistas da Malásia e de universidades americanas e australianas. Eles descobriram o vírus enquanto analisavam amostras virais da dengue coletadas durante um surto da doença no estado de Sarawak, na Malásia, em 2007. Eles suspeitaram que o micro-organismo era diferente dos quatro outros sorotipos. Após sequenciarem o vírus, descobriram que ele é filogeneticamente distinto e evoluiu de forma diferente.
A descoberta foi anunciada nesta semana na Terceira Conferência Internacional sobre Dengue e Febre Hemorrágica da Dengue, realizada na capital tailandesa, Bankgok. O artigo científico com os detalhes da pesquisa deverá ser publicado em dois meses. “Não posso dizer muito sobre o vírus agora, mas posso adiantar que ele não se parece com os outros tipos conhecidos, embora seja capaz de causar a dengue”, disse Vasilakis ao Correio.
Fonte:O xerife

Nenhum comentário:

Postar um comentário