quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Walter: “Minha posição é de rompimento, porque Rosalba não atendeu expectativas”

Cotado nas últimas semanas como pré-candidato do PMDB ao governo do Estado, o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, descartou concorrer ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Em entrevista ao Jornal de Hoje, o filho do ministro da Previdência, ex-governador Garibaldi Filho (PMDB), defendeu, pela primeira vez, o rompimento do PMDB do governo Rosalba Ciarlini (DEM) e a entrega de todos os cargos que o partido possui na estrutura da gestão estadual.
“Eu fico muito lisonjeado e honrado com a lembrança de alguns amigos, vereadores, colegas deputados, do ex-ministro Fernando Bezerra, de prefeitos, mas meu nome não está à disposição do PMDB. Vou tentar ser de novo deputado estadual”, afirmou Walter na manhã desta terça-feira, em contato com O Jornal de Hoje.
“Na verdade não houve nenhum lançamento do meu nome, mas, de um tempo para cá, começou a se especular. Porém, meu nome não está à disposição da legenda”, afirmou o deputado estadual, se dizendo “muito honrado de estar no segundo mandato de deputado” e já sendo lembrado para disputar o governo.
ROMPIMENTO
Ao negar que seja pré-candidato a governador, Walter defendeu o fim da aliança do PMDB com a governadora Rosalba Ciarlini. Crítico do governo Rosalba na tribuna da Assembleia, é a primeira vez que ele assume publicamente a posição de defensor do fim da aliança política entre o PMDB e a governadora que ajudou a eleger em 2010.
A posição do peemedebista, de defesa do afastamento, será formalizada no próximo encontro estadual do PMDB, previsto para outubro que vem. Endossando uma posição majoritária na base do PMDB, Walter defende, entretanto, que o partido tenha candidato próprio ao governo do Estado em 2014.
“Eu acho que não há definição de nomes ainda, mas o PMDB tem vários nomes. O momento não é de definir nomes. Defendo a candidatura própria, para discutir nomes no momento próprio. Mas defendo o afastamento do governo Rosalba e a entrega dos cargos”, disse o líder da maior bancada de sustentação ao governo Rosalba na Assembleia Legislativa.
“Quando houver a reunião do PMDB, a minha posição será de rompimento com o governo Rosalba, porque não atendeu as expectativas do povo do nosso Estado, e defendo a entrega dos cargos indicados pelo PMDB. É a minha posição”, reforçou o parlamentar.
Apesar da posição pró-rompimento, Walter deixa claro que defenderá o apoio institucional do PMDB à administração estadual. “Defendo que o PMDB entregue os cargos, mas claro que o PMDB continuará sendo o interlocutor para ajudar o RN junto ao governo federal. Só que o PMDB não precisa de cargos para continuar ajudando o Estado”.
PARTIDO
Da prática à realidade, contudo, o rompimento caberá ao PMDB como um todo, comandando majoritariamente pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, mas que também sofre influência do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, pai de Walter. “Isso – rompimento – é decisão do partido. Vai ser em outubro e a minha posição é essa. Eu sou apenas um deputado estadual”, disse Walter.
Para o líder do PMDB, o governo não tem correspondido às expectativas do povo do RN. “É necessário que o próximo governo possa otimizar, dinamizar, aprimorar e focar na gestão pública, aumentar a capacidade de investimento, alavancar o nosso estado”, disse ele, que está concluindo MBA na Fundação Getúlio Vargas, referência nacional de ensino superior, e começando a fazer mestrado na mesma área. “O próximo governo tem que ter planejamento estratégico para os próximos quatro ou oito anos. Defendo que o PMDB apresente um nome para governador que, se eleito, irei ajudar, se for eleito deputado estadual”, finalizou.
Fonte:JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário