sábado, 23 de março de 2013

Ausências de Garibaldi, Walter, Betinho e deputados expõem fragilidade de aliança


Maior liderança política do Rio Grande do Norte, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), e o seu filho, o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Walter Alves, ignoraram a solenidade de posse dos novos secretários de Agricultura, Saúde e Recursos Hídricos do governo do Estado. Garibaldi e Walter faltaram à festa da posse, ontem, na Escola de Governo, cada qual com uma “desculpa” diferente.
Garibaldi agendou sua chegada ao Estado apenas para a madrugada de hoje. Já o deputado Walter Alves não foi por, segundo ele, estar representado pelo presidente da Assembleia, Ricardo Motta. Hoje de manhã, Walter brincou com o fato, ao ser abordado pela reportagem de O Jornal de Hoje. “Não fui porque eu sou do baixo clero”, disse ao repórter Ciro Marques hoje em solenidade do PMDB na Câmara Municipal.
O fato é que este é o segundo encontro da base governista que Walter deixa de ir. E o primeiro que Garibaldi evita participar. Ontem, em seu pronunciamento, o presidente do PMDB potiguar, Henrique Alves, pregou a união e disse, em dado momento, que falava em nome dele e de Garibaldi. Em conversas reservadas, é o próprio ministro que diz que não comporta mais o PMDB ficar dividido no RN, como ocorreu nas eleições de 2010.
Na verdade, Garibaldi e Walter abriram mão de participar das novas indicações ao governo. A única indicação garibaldista na gestão Rosalba, atualmente, é a do secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), Luiz Eduardo Carneiro Costa. A dupla havia endossado a nomeação do antigo secretário de Turismo, Ramzi Elali. Mas, após Ramzi pedir para sair após o episódio da sua exclusão de uma viagem internacional, o PMDB não indicou o seu substituto, com o espaço vindo a ser ocupado pelo PR, que indicou o atual secretário, Renato Fernandes.
Em entrevista recente, Luiz Eduardo disse que Garibaldi não fazia questão de cargos no governo Rosalba Ciarlini. Na reunião do sábado passado, foi a vez de Walter Alves deixar de ir ao encontro do conselho político. Além da distância entre o chamado PMDB do G do governo Rosalba, outro destaque foi a ausência do deputado federal Betinho Rosado, ontem, na posse dos novos secretários.
Betinho perdeu as indicações que tinha na Secretaria de Agricultura e perderá, provavelmente, a indicação da Emater, órgão que administra o Programa do Leite, de R$ 72 milhões por ano. Irmão de Carlos Augusto Rosado, o deputado do DEM vem sendo cotado para ser indicado pelo governo para o Tribunal de Contas do Estado, como espécie de premio de consolação, na vaga que está aberta e que cabe à governadora indicar. Contudo, é o parlamentar que não tem demonstrado interesse em assumir.
Além das falhas na base, outro destaque do evento de ontem se deveu à baixa presença de deputados estaduais, o que confirma a insatisfação da base política do governo com a condução política da governadora Rosalba Ciarlini. Apenas o presidente da Assembleia, Ricardo Motta, o líder do governo, Getúlio Rego (DEM), e os deputados Raimundo Fernandes (PMN), Hermano Morais (PMDB), George Soares (PR), Gilson Moura (PV) e Antonio Jácome (PMN) compareceram.
Fonte:Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário