terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nicolelis divulga imagens de exoesqueleto da Copa de 2014

O cientista Miguel Nicolelis divulgou imagens do exoesqueleto que será usado para fazer um paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014. Foram divulgadas duas fotos e um vídeo na página que Nicolelis mantém no Facebook. Nas imagens é possível ver dois ângulos do equipamento, além dos primeiros movimentos da estrutura.

O exoesqueleto é um aparelho que pode ser conectado diretamente ao cérebro do paciente, que então controlaria o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo. A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como interface cérebro-máquina.

Há um mês, o cientista havia postado um vídeo com a simulação do chute que deve ser dado na abertura do Mundial. Os componentes do simulador foram desenvolvidos em Natal. A meta de Nicolelis é conectar um exoesqueleto ao cérebro do paciente, que então, controlaria o equipamento como se fosse parte do seu corpo.

Em entrevista à revista Veja, em maio, o cientista disse que os  primeiros testes serão feitos com pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) da unidade Lar Escola São Francisco, de São Paulo. Os escolhidos serão jovens com lesão medular incompleta, que ainda permite algum grau de locomoção, com altura de até 1,70 metro e com até 70 quilos.

Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário