sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeitura Janduis arranca algarobas das vias públicas e revolta população

O poeta e médico Jair Figueiredo cunhou no ano de 1993 que a cidade de Janduis era a “Terra das Algarobas”. Escrito tinha como base o fato da cidade ter em todas as ruas pés de algarobas, que servia como sombra, amenizando o clima quente do semiárido nordestino.
A atual prefeita do município, Lígia Félix (PSDB), decidiu mudar esta história. Mandou os servidores municipais arrancarem pela raiz os pés de algarobas das poesias de Jair Figueiredo. O ato dividiu a população. Parte apoia e outra se revoltou.
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/RN) já recebeu quatro denúncias com fotos e vídeos.  “Tenho fotos, vídeo e deixei meus telefones com eles (IBAMA) para qualquer esclarecimento”, diz o janduiense Plínio Veras.

O caso ganhou caso imediato nas redes sociais, recebendo duras críticas.
“Sou de janduis e estou horrorizada com essa atitude irresponsavel da nossa gestora! sou graduanda em gestão ambiental e por saber a gravidade do ocorrido, tive que me manifestar. Absurdo maior é a mesma contar com uma secretária de meio ambiente e uma irmã que responde por 3 secretarias que é formada em gestão ambiental e no fim do dia, depois de todas as manifestações de revolta da população ela postar tudo que fez durante o dia que é de obrigação dela e dizer que ao contrário do povo que conversa besteira ela estava trabalhando! será que ela não adquiriu a consciencia ambiental necessária durante o curso ou optou pelo curso errado?”, questiona Jennifer Natasha, estudante de gestão ambiental.
Ao De Fato.com não foi dado resposta. Aos moradores de Janduis, as explicações dadas pela Prefeitura são de que nos locais onde foram arrancadas as algarobas serão plantadas outras árvores. Não explicaram quais. Garantiram que seriam bem mais bonitas.  O Defato.com continua aberto aguardando uma explicação oficial.
O IBAMA informou que vai enviar um fiscal a cidade de Janduis para analisar as denuncias que recebeu.
Fonte:De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário