quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Homem se passa por juiz e obtém dados de presos no presídio de Caraúbas

O presídio do município de Caraúbas, situado a 73 km de Mossoró e 296 de km de Natal, foi vítima de um golpe, dos mais inusitados, na manhã dessa quarta-feira (21). De acordo com o agente penitenciário André França, por volta de 11h, uma ligação à direção da unidade prisional, passando-se por corregedor da Vara da capital potiguar, solicitava o nome de 40 presos, e seus contatos de familiares, principalmente, números telefônicos de esposas e pais, para a organização de um suposto mutirão.
Segundo o agente penitenciário André França, o vice-diretor do presídio, Romero Cesar, pediu para que um agente descesse até as celas e pegasse, aleatoriamente, informações básicas dos apenados, como estado civil, se tinha filhos e, principalmente, contato telefônico. Na ocasião, os dados foram recolhidos até a direção e digitados, para retorno ao suposto corregedor, que aconteceu.
“O vice-diretor começou a passar os dados e de repente questionou ao até então juiz se não seria mais viável que as informações fossem passadas através de um e-mail oficial do Tribunal, e foi nesse momento que o golpista entrou em contradição. Assim, Romero Cesar comunicou o procedimento interrompido ao seu diretor, o tenente-coronel Elyause Moreira, que mandou suspender imediatamente o procedimento”, disse o agente penitenciário André França.
Contudo, o agente penitenciário disse que nessa altura o vice-diretor do presídio havia fornecido o contato de seis presos. “Particularmente, estranhei desde o início, mas os agentes acataram a ordem do superior. Normalmente, quando se organiza um mutirão, recebemos um documento oficial e ainda se estabelece um prazo de 10 a 15 dias para isso”, revelou André França, confirmando que após o golpe, os agentes entraram em contato com a Penitenciária Agrícola Mário Negócio, e tomaram conhecimento que um golpista também tentou praticar a mesma ação, porém, os dados não foram fornecidos.
Por fim, nesta quinta-feira (22), o agente penitenciário André França disse que um preso o questionou sobre inédito procedimento, e revelou que sua esposa o comunicou ter recebido, no mesmo dia, a ligação de um homem se passando por um representante da justiça solicitando um valor de R$ 1.000,00(Hum mil reais), para dar continuidade a custas de um suposto processo para libertação do preso. Então ela até o fórum de Governador Dix Sept Rosado e lá foi alertada do golpe”, finalizou.
A reportagem do DEFATO.COM tentou contato com a direção do presídio de Caraúbas, mas não conseguiu retorno. Após o segundo caso de golpe, em menos de 10 dias, em unidades prisionais do Estado, as autoridades de segurança deverão anunciar medidas, ainda não anunciadas, para investigação.
Fonte:De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário