segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Governadora entrega transporte escolar e anuncia informatização de matrículas no interior

Depois de cumprir compromisso idêntico em Caicó e Pau dos Ferros com prefeituras do Seridó e Alto Oeste, a governadora Rosalba Ciarlini fez a entrega de transporte escolar a 19 municípios do Oeste, Vale do Assú e Região Salineira. Foram 23 ônibus que darão mais conforto e segurança aos alunos da zona rural.

Antes de entregar as chaves e os documentos dos veículos aos prefeitos, a Governadora discursou. Começou respondendo ao pedido da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que ao elogiar a política educacional do Estado - como a valorização do professor que recebeu do Governo aumento de mais de 76% - pediu a implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc, informatização das matrículas nos municípios.

Rosalba Ciarlini disse que a Secretaria de Educação já está estudando a implantação do sistema no interior e que os municípios não terão nenhum custo. “Esse sistema é pioneiro no Brasil e o Ministério da Educação já demonstrou interesse em levá-lo para todo o país”, adiantou, contando que em Natal, a procura superou as expectativas. “Esperávamos 10 mil novas matriculas e foram 29 mil”, contabilizou.

Para a Governadora, o investimento de quase R$ 60 milhões na compra dos ônibus escolares tem um valor ainda maior que é o de garantir transporte de qualidade ao aluno da rede estadual de ensino.

Autor de emenda coletiva de R$ 23 milhões para o reforço da frota escolar, o senador José Agripino disse que se espelhou na Governadora que já havia iniciado o processo de compra dos ônibus para os municípios. “Duvido que mais de cinco estados brasileiros tenham esse programa”, afirmou, se somando às manifestações dos outros oradores.

O secretário-adjunto de Educação, professor Joaquim Oliveira; deputados Leonardo Nogueira, Betinho Rosado e Felipe Maia (que também reservou emenda no Orçamento Geral da União-OGU de 2013 para ônibus escolares), concordam que melhorar o transporte dos alunos é melhorar a aprendizagem. E mais: o programa vai abolir de vez o pau-de-arara que leva crianças e jovens para a escola em condições indignas.

O reitor Milton Marques de Medeiros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o deputado estadual Gilson Moura também participaram da solenidade na Estação das Artes Eliseu Ventania.
Fonte:Site do governo do estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário