quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Fiern diz que RN precisa intensificar política de incentivos para atrair investidores


Investir na infraestrutura e oferecer mais incentivos fiscais para os empresários. São esses os desafios que norteiam o desenvolvimento da atividade industrial em 2013 no Rio Grande do Norte, ano em que a Federação das Indústrias do RN (Fiern) comemora os seus 60 anos de atuação no Estado.  Para o presidente da entidade, Amaro Sales, é necessária uma atuação mais agressiva no que diz respeito aos incentivos fiscais para atrair novos investidores para o Estado.
“Hoje esse é o nosso principal entrave, precisamos ser mais incisivos nessa política de incentivo fiscal, porque se isso não for feito ficará difícil atrair novos investidores para o Rio Grande do Norte. Para termos uma ideia, enquanto no Ceará o incentivo no ICMS é de 99% aqui é de 75%”, exemplifica Amaro.
Ainda segundo o presidente da Fiern, melhorar a infraestrutura é fundamental para voltar os olhos dos empresários para o Rio Grande do Norte. “Isso é indispensável, o empresário busca, claro, uma boa infraestrutura, e sei que estamos dando passos nesse caminho com a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante e do Porto de Natal”, diz.
Em 2012, segundo Amaro, não houve crescimento da atividade industrial no Rio Grande do Norte, mas ele lembra que esse não é um entrave apenas local. Segundo o presidente, é preciso desonerar a indústria brasileira para que ela tenha força de competir com países como a China, que avançam no cenário mundial.
“O nosso setor têxtil, por exemplo, passa por dificuldades em virtude da concorrência desleal com a produção chinesa. É preciso desonerar a indústria brasileira”, frisa.
Apesar de alguns desafios, Amaro lembra que o Rio Grande do Norte conta com uma Federação forte e que vem atuando nos últimos 60 anos. Na comemoração de mais um aniversário, na manhã desta quarta-feira (28), o presidente da Fiern anunciou algumas novidades para 2013.
“Há 60 anos já tínhamos pessoas preocupadas com o desenvolvimento industrial do Estado e a cada ano vamos fortalecendo nossa entidade. Agora em 2013 teremos a 1ª Feira da Indústria do Rio Grande do Norte, onde iremos expor para o mundo os produtos industrializados e produzidos aqui no RN”. Além da Feira, durante o ano serão realizados pela Federação diversos eventos internos e externos.
Fonte:De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário