quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Estudo liderado por Nicolelis é publicado na revista Scientific Reports

Um estudo liderado por Miguel Nicolelis, envolvendo a uma colaboração entre o Instituto de Neurociências de Natal e o Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke foi publicado pela Scientific Reports, uma revista do Grupo Nature. O estudo descreve o funcionamento da primeira interface cérebro-cérebro, que permite a transferência direta, em tempo real, de informações sensoriais e motoras entre os cérebros de pares de ratos.
Em um dos experimentos do trabalho, pesquisadores ligaram os cérebros de pares de animais que estavam em continentes diferentes. Um dos animais estava em Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, e o outro no Laboratório do Instituto de Neurociências, em Natal.
A pesquisa pode permitir que, no futuro, os pesquisadores podem formar o primeiro "computador orgânico", que pode permitir o compartilhamento de informação motora e sensorial entre grupos de animais.
"Nossos estudos anteriores com interfaces cérebro-máquina tinham nos convencido de que o cérebro é muito mais plástico do que pensávamos," disse Nicolelis. "Naqueles experimentos, o cérebro foi capaz de se adaptar facilmente a aceitar estímulos vindos de dispositivos de fora do corpo e até mesmo aprender a processar luz infravermelha gerada por um sensor artificial. Então, a pergunta que norteou o presente estudo foi: já que o cérebro pode assimilar sinais de sensores artificiais, será que poderia também assimilar informações geradas por sensores vindos de um corpo diferente?", explica o cientista.
Fonte:Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário