terça-feira, 16 de outubro de 2012

Filme ‘O Palhaço’ é vencedor do GP do Cinema Brasileiro

Escolhido para representar o Brasil na disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013, ‘O Palhaço’ foi vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o equivalente nacional à premiação norte-americana. O filme dirigido e interpretado por Selton Mello, também um dos roteiristas, ganhou em 12 das 13 categorias a que foi indicado para receber o Troféu Grande Otelo.
Além de melhor longa-metragem de ficção, ‘O Palhaço’ foi o preferido na votação dos membros da Academia Brasileira de Cinema para as categorias de diretor, ator (Selton Mello), ator coadjuvante (Paulo José), roteiro original (Selton Mello e Marcelo Vindicatto), direção de fotografia (Adrian Teijido), direção de arte (Cláudio Amaral Peixoto), montagem de ficção, trilha sonora original, figurino e maquiagem.
Venceu também no voto popular, que pôde ser dado pelo público pela internet até o início da premiação, na noite de segunda-feira, 15, em cerimônia de gala no Theatro Municipal, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.
Deborah Secco conquistou o prêmio de melhor atriz por sua atuação em ‘Bruna Surfistinha’, filme de Marcus Baldini que também deu a Drica Moraes o Troféu Grande Otelo de melhor atriz coadjuvante. ‘Lixo Extraordinário’, de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker, foi escolhido pela academia como melhor longa-metragem documentário. O preferido pelo voto popular, no entanto, foi ‘Quebrando o Tabu’, de Fernando Grostein Andrade.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro também premia o melhor longa-metragem estrangeiro, tanto com os votos dos membros da academia como pela votação popular. Na primeira, o vencedor foi ‘Meia-Noite em Paris’, de Woody Allen. Já o público preferiu o longa de animação ‘Rio’, produção norte-americana dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha.
Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário