terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como Beethoven conseguia compor sendo surdo?

Ludwig von Beethoven (1770-1827) foi um dos grandes compositores do mundo e começou a perder sua audição progressivamente ao longo de três décadas (dos 20 aos 50 anos), como não nasceu surdo, possuia uma memória auditiva suficiente para compor suas músicas.

Podemos dividir o ouvido humano em três: externo que capta as ondas sonoras do ar; o médio que aumenta as ondas e o interno, que as transforma em impulsos elétricos captados pelo cérebro.

Ao perder a audição o compositor já não era mais capaz de captar as ondas sonoras do ar, contudo, tinha conhecimento suficiente para formar as sinfonias em sua mente e depois passá-las para o papel, como um escritor que cria suas ideias em suas mentes e depois as realiza no papel ou em um computador. E, mesmo depois de surdo, o compositor deixou um legado valiosíssimo para a humanidade, a "nona sinfonia" por exemplo, fora criada poucos anos antes de sua morte e foi declarada patrimônio mundial pela Unesco.

Mas até hoje ninguém sabe o que levou o músico a ficar surdo, a teoria mais aceita é a otoesclerose, uma doença degenerativa do aparelho auditivo.
Fonte:Curiosidades10

Nenhum comentário:

Postar um comentário