terça-feira, 18 de setembro de 2012

Conselhos federal e estadual de Medicina vão pedir intervenção federal na saúde do RN

O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aluízio Tibiriçá, afirmou, após reunião com a governadora Rosalba Ciarlini, realizada no início da tarde desta terça-feira (18), que irá pedir ao Ministério da Saúde a decretação de intervenção federal na saúde pública do Rio Grande do Norte. A decisão reforça posicionamento do Conselho Regional de Medicina (Cremern). A petição conjunta deverá ser protocolada no MS na próxima semana.

O anúncio foi feito após reunião com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que aconteceu depois de visita conjunta do CFM, Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Governo do Estado ao Hospital Walfredo Gurgel, pela manhã. Na ocasião, os representantes das entidades encontraram condições que, segundo o membro da comissão de Direitos Humanos da Fenam, José Roberto Murisset, mais parece com os piores hospitais africanos.
"O CFM confirmou o que o conselho regional já estava fazendo", explica o presidente do Cremern, Jeancarlo Cavalcante. Segundo ele, a decisão de pedir a intervenção federal já havia sido tomada desde a semana passada, ganhando agora o apoio do órgão superior. "Caso acate o pedido, o Ministério da Saúde nomeia um interventor para a Secretaria Estadual de Saúde e manda uma equipe para gerir a área. Depois de algum tempo, devolve as atribuições para o Governo do Estado", explica.
Segundo ele, a saúde está em situação crítica em todo o Estado. "O Walfredo Gurgel é o ponto crítico porque recebe pacientes de várias cidades, mas o problema é generalizado", avalia Cavalcante.
Continuar lendo clique aqui
Fonte: de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário