terça-feira, 7 de agosto de 2012

Rio Grande do Norte completa 511 anos

Aniversário é para marcar a implantação do Marco de Touros, que simbolizou o início da criação do Estado.

 O estado do Rio Grande do Norte está completando 511 anos. O aniversário é comemorado nessa data, pois no dia 7 de agosto de 1501 foi colocado o Marco de Touros, um dos símbolos da colonização de Portugal.

Dia do Rio Grande do Norte foi implantado durante o governo de Garibaldi Alves Filho, quando foi assinada a Lei Nº 7.831, criada pelo ex-deputado Valério Mesquita. O Portal Nominuto.com vai falar sobre alguns fatos que aconteceram na terra potiguar nesses 511 anos.

Os primórdios do estado foram através das Capitanias Hereditárias, durante o ano de 1534, em que o rei português D. João III dividiu o território brasileiro em grandes faixas e entregou essas terras para particulares ligados a Coroa, chamado de capitães donatários.

Nessas faixas de terras surgiu a administração da capitania Rio Grande que foi doada à João de Barros e a Aires da Cunha. Por conta das dificuldades, a capitania foi abandonada e ficou sob administração da capitania de Pernambuco.

Como forma de garantir a expulsão de invasores estrangeiros foi construída no dia 6 de janeiro de 1598 a Fortaleza dos Reis Magos. A criação do monumento também permitiu a pacificação com os povos indígenas e marcou o início da fundação da cidade de Natal, que foi criada em 25 de dezembro de 1599.  

Continuar lendo clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário