segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Refluxo em Bebê

O refluxo em bebês é muito comum de uma maneira geral, especialmente quando se trata de um bebê prematuro,  passando em torno dos 3 meses de vida e por isso não é patológico na maior parte das vezes.
O refluxo em bebês pode acontecer devido à imaturidade do trato gastrointestinal superior, ou quando o bebê tem alguma dificuldade de digestão, intolerância ou alergia ao leite ou algum outro alimento da sua alimentação.
O refluxo em bebês não deve ser considerado uma situação preocupante quando a quantidade é pequena e acontece apenas após a mamada, mesmo que aconteça todas as vezes. Porém quando o refluxo acontece várias vezes, em grande quantidade e muito tempo depois da mamada pode comprometer seu desenvolvimento e por isso deve ser avaliado pelo pediatra.

Tratamento para refluxo do bebê

O tratamento para o refluxo do bebê inicialmente pode ser:
  • Manter o bebê na posição vertical (no colo) 15 a 20 minutos após cada mamada;
  • Colocar um elevação na cabeceira do berço para prevenir o refluxo e aumentar o conforto do bebê;
  • Adicionar um espessante no leite como a semente de alfarroba por exemplo, que dificulta o seu refluxo pelo aumento da viscosidade;
  • A toma de domperidona, nome comercial Motilium, é muitas vezes prescrita pelos pediatras.

Complicações do Refluxo no bebê

Uma das complicações mais comuns relacionadas ao refluxo nos bebes é a dor e desconforto do ácido gástrico em contato com a mucosa que pode originar uma esofagite.
Outra das complicações mais graves do refluxo pode ser a pneumonia por aspiração, que acontece quando o bebe “devolve” o leite que entra pela traqueia para o pulmão. Elevar a cabeceira do berço é importantíssimo para prevenir esta situação.
Quando o refluxo não é diagnosticado e tratado a dor e o desconforto gerado pelo refluxo pode fazer com que o bebê recuse a alimentação o que pode comprometer seu desenvolvimento.
Fonte:tua saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário