segunda-feira, 30 de julho de 2012

Repórter do Fantástico diz que empresas fantasmas da PB atuaram no RN

Em reportagem que foi ao ar neste domingo no Fantástico, da Rede Globo, o repórter Maurício Ferraz mostra três prefeitos do Estado da Paraíba, membros de um grupo, que teria desviado dos cofres públicos algo em torno de R$ 65 milhões, na contratação e festas.

O Ministério Público Estadual e Federal, da Paraíba (PB), com suporte da Policia Federal e Controladoria Geral da União (CGU), realizaram “Operação Pão e Circo” no dia 28 de junho deste ano, investigando desvios de recursos públicos em 13 cidades da Paraíba, além de outras nos Estado do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

A operação Pão e Circo consiste no cumprimento de 93 mandados judiciais, sendo 65 de busca e apreensão, 28 de prisão temporária, cinco de condução coercitiva, além de ordens de sequestro de bens móveis e imóveis, de acordo com a PF.

Dos 65 mandados de busca e apreensão, 13 foram cumpridos na sede das prefeituras de Cabedelo, Sapé, Solânea, Jacaraú, Itapororoca, Boa Ventura, Alhandra, Mamanguape, Mulungu, Santa Rita, Conde, Cuité de Mamanguape e Capim.

Os recursos desviados eram da arrecadação própria e dos governos do Estado e Federal. Os prefeitos solicitavam os recursos para realizar eventos festivos nas cidades principalmente de Alhandra, Solânea e Sapé, que estão entre os piores IDH do País.

Na reportagem exibida, Maurício Ferraz mostra os prefeitos: Francisco de Assis Melo, de Solânea; João Clemente Neto, de Sapé; e Renato Mendes, de Alhandra. Eles criaram empresas fantasmas para realizar as festas e assim desviar os recursos públicos. A EPAE Ednaldo Promoções e Eventos (foto abaixo), que funciona num quartinho alugado por R$ 80,00/mês, faturou nos últimos dois anos mais de 14 milhões em contratos, segundo o Ministério Público da Paraíba, fraudados.
Ver reportegem completa clique Aqui
Fonte:jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário