terça-feira, 19 de junho de 2012

Sem UTI e pediatra, criança agoniza com suspeita de calazar no HRTM

Durante todo o dia desta segunda-feira (18) no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, foi de revolta de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Uma criança de apenas 3 meses e 27 dias com suspeita de calazar está internada há 20 dias, mas sem melhora.
Como não havia se quer um pediatra hoje para dá um diagnóstico, quanto mais infectologista, a família e até profissionais médicos do HRTM se revoltaram.
O clínico geral que estava no Pronto Socorro chegou a dizer que iria pedir demissão dos quadros da Secretaria Estadual de Saúde. Assim como ele, outros fizeram a mesma ameaça.
O Conselho Tutelar e o Ministério Público foram acionados. Os conselheiros tutelares conversaram com os médicos e familiares da criança e não conseguiu encontrar uma saída.
O que seria a saída? Levar a criança para ser atendida na ala infantil do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, ou uma unidade particular que trata doenças infectocontagiosas.
Só que no HRTM não havia um pediatra para dá o diagnóstico e também o diretor médico Diego Dantas, segundo o Conselho Tutelar, disse que não havia ambulância no Samu.
Via Twitter, o fato chegou ao conhecimento do coordenador do Samu Metropolitano, o médico Luiz Roberto, que se prontificou para resolver a questão do transporte. Ele ligou para Diego Dantas e para Luis Gomes, do SAMU.
Às 21h15 e o impasse ainda não havia sido resolvido. Nesta terça-feira (19) retornarei com mais informações. Seja cidadão: cumpra seu dever votando, cobrando e exigindo resultados dos eleitos, indiferente do partido que este pertença.
Via Twitter, o diretor médico do HRTM, Diego Dantas, explicou a este repórter que o quadro da criança é estável. Acrescentou que amanhã bem cedo procura o SAMU para fazer a transferência para uma unidade de UTI pediátrica, que não existe leitos em Mossoró em canto algum. Ele não confirma se a criança está com sintomas de calazar. Afirma que o médico prescreveu uma UTI e esta está garantida na capital, precisa somente do transporte, o que acontecerá às 4h da manhã desta terça-feira. “Com as bênçãos de Deus voltara recuperada”, conclui o médico Diego Dantas.
Fonte:retrato do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário