sábado, 30 de junho de 2012

Pedido de resposta ante postagem do vereador Anderson Medeiros

Prezado senhor blogueiro,
Fui citado em postagem do Blog MESSIAS ONLINE, que depois foi transferida para o FACE BOOK, postagem esta que questiona, de forma depreciativa para mim, o fato de eu ter me licenciado do cargo de Vereador para assumir a Secretaria Municipal de Ação Social.
Sabedor de que o Blog, apesar de ser tendencioso politicamente, costuma adotar a salutar prática de conceder o espaço a quem se sinta ofendido com suas postagens, deixo de invocar em meu benefício o constitucional direito de resposta.
De início esclareço que eu me licenciei do cargo de Vereador para assumir o cargo de Secretário de Ação Social do Município porque assim me foi assegurado pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica Municipal e pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Messias Targino.

Sem ser ilegal, o fato também não foi imoral, mas, do contrário, motivado por razões relevantes, sendo a principal delas a de continuar servindo ao povo de Messias Targino.

Fosse como Vereador, fosse como Secretário, eu continuaria, como continuei, trabalhando em prol do povo de Messias Targino, pois não é o cargo que mostra a grandeza de agir de um agente público, mas o seu próprio agir, a sua conduta, a sua vontade de trabalhar. E disto, graças a Deus, orgulho-me bastante, pois sempre trabalhei com afinco e muito compromisso em favor do povo querido de Messias Targino, seja como Secretário, seja como Vereador.

Lendo a postagem em que tive o nome referido, fiquei a pensar se tratar o seu ator de um fiel participante das sessões da Casa Legislativa Municipal, pois a postagem falou com propriedade sobre os nobres colegas Vereadores, quando é sabido que, geralmente, nas sessões da Câmara Municipal se faz presente uma pequena plateia, muitas vezes de pouco mais de quarto participantes.

Ao lançar na grande rede a postagem, o ilustre blogueiro deveria ter adotado o cuidado básico de quem é jornalista ou de quem se propõe a escrever jornalisticamente: deveria ter ao menos ouvido os mais diretamente interessados, inclusive a mim.

Mas, se não queria ouvir aqueles que, assim como eu, tiveram seus nomes mencionados de forma negativa, então o blogueiro deveria ter ao menos observado outros blogs, postados a partir de Messias Targino (inclusive o BLOG DA PREFEITURA DE MESSIAS TARGINO), para verificar que noticiam diversas ações das quais estive à frente enquanto titular da Secretaria Muncipal de Ação Social.

O número limitado de caracteres de um blog e a também limitada vontade do blogueiro de noticiar o meu trabalho enquanto Secretário de Ação Social não me permitiram aqui elencar todas as ações que desenvolvi como Secretário. No entanto, mesmo assim, cabe-me destacar as seguintes: ampliação na inserção de famílias pobres nos Programas Sociais; inserção de famílias carentes no programa de Tarifa Social de Energia; ampliação e fortalecimento de vínculos das famílias do Município com a ampliação do Grupo de Idosos Viva Melhor, realizando passeios e intercâmbio com outros idosos dos Municípios de Patu e Janduís; criação do Grupo de Pessoas com Necessidades Especiais ALEGRIA DE SER ESPECIAL; apoio e incentivo ao Grupo de Teatro ARTE & AÇÃO, dentre outras ações de política social.


Destaco ainda que, quando estive licenciado do cargo de Vereador, fui Presidente do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - COMDCA por dois mandatos, ficando à frente de dois certames para escolha dos membro do CONSELHO TUTELAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Destaco ainda que, de forma transparente e clara, realizei enquanto Secretário de Ação Social, parcerias com outras entidades para a realização de campanhas que mobilizaram sociedade civil, citando aqui como exemplo a campanha realizada no dia 18 de maio (Dio de Combate ao Abuso Sexual) e 12 de junho (Erradicação do Trabalho Infantil).

Destaco ainda que participei da 8º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em Brasília no ano de 2009 e participarei agora, nos dias 11 a 14 de julho 2012, em Brasília, da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, defendendo a garantia e a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.

Durante esse tempo de Secretário, também participei da 1ª e da 2ª Conferencia da Juventude, em que foram discutidos temas relevantes para a juventude brasileira.

Também participei de outros eventos relacionados ao trabalho de combate às drogas, em defesa do meio ambiente, e vários outros.

Nos dias 27 a 29 de março de 2012, já como Vereador, participei do 1º Encontro sobre Desenvolvimento Sustentável, em Brasília-DF.
Em sessões que tenho participado na Câmara Municipal apresentei proposições de grande relevância para Messias Targino/RN.

Os colegas Vereadores, inclusive aqueles que o blogueiro apresentou como de excelência de mandatos, enfatizaram o enriquecimento dos debates com o meu retorno ao Poder Legislativo.

Não se pode fazer notícia apenas atrás da tela de um computador. É preciso conhecer a realidade e, ao menos, ouvir o personagem da notícia acerca do que vai publicar, para que não corra o risco de hoje informar um suposto fato e depois, pela realidade, ter que voltar atrás na informação.

Mas, a meu respeito, o titular do MESSIAS ONLINE não quiser me procurar antes de editar postagens que envolvam o meu nome, então por favor pelo menos consulte postagens (umas antigas, outras recentes) nos Blogs PREFEITURA DE MESSIAS TARGINO, POLA PINTO, MESSIAS NEWS e CÂMARA DE MESSIAS TARGINO, cujos endereços certamente são do conhecimento do nobre blogueiro.
Tenho a consciência que de desempenhei um ótimo trabalho como Secretário de Ação Social e sei que também venho realizando valoroso trabalho agora na Câmara Municipal.
E sei que faço meu trabalho de forma melhor que muitos outros, que são acomodados nas poltronas e não buscam maneiras de fortalecer a sua própria terra, de buscar parcerias que colaborem com fortalecimento da educação, na prevenção em matéria de saúde pública, na ampliação da geração de emprego e renda, enfim, que pouco ou nada fazem para a construção de um Município cada vez melhor.

A minha parte para o desenvolvimento de Messias Targino eu tenho certeza que fiz e estou fazendo.

Mas não fiz sozinho. Na verdade sou apenas uma peça da forte engrenagem de trabalho e desenvolvimento que tem à frente a Prefeita SHIRLEY FERREIRA TARGINO, que ao longo de oito anos de trabalho reconstruiu Messias Targino, realizando, certamente, a melhor administração do Rio Grande do Norte.

Atenciosamente,


ÂNDERSON MEDEIROS MARTINS
Vereador

Um comentário: