sábado, 23 de junho de 2012

Deputado solicita estudo sobre segurança da barragem Armando Ribeiro Gonçalves

Os abalos sísmicos que vem se registrando em algumas falhas geológicas do Rio Grande do Norte serviram de alerta para o deputado George Soares-PR requerer, por meio da Assembleia Legislativa, ao diretor geral do DNOCS Emerson Fernandes Daniel Júnior e ao coordenador estadual do órgão José Eduardo Alves Wanderley um estudo sobre a segurança da parede da barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

“Essa solicitação – afirmou o deputado – é justificada pela possibilidade de ocorrência de algum abalo sísmico em sua parede, fato que vem se registrando em algumas falhas geológicas do Rio Grande do Norte, como o que ocorreu no dia 17 deste mês, no município de São Rafael com magnitude de 1.3 na Escala Richter, com epicentro na barragem, de acordo com registro do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.

George Soares disse ainda que um fator preocupante é o de que não se tem mais um monitoramento permanente da barragem. Esse abalo ocorreu após um longo período em que não se registravam sismos naquela região. “Segundo informações técnicas, é possível que esse evento possa estar relacionado com novas áreas sísmicas nos locais, ativadas  pela água do reservatório”.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves é o maior reservatório do Estado, com capacidade para armazenar  2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos de água. Ao longo dos anos a barragem vem sofrendo desgastes em sua parede, causados pelas chuvas.

Fonte:DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário