sexta-feira, 15 de junho de 2012

Comperve organiza última edição do vestibular

Com a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo para acesso a 50% das vagas oferecidas pela UFRN, a Comperve não interfere na escolha dos jovens sobre fazer vestibular, Enem ou os dois. “Eles têm o direito de participar das duas seleções e concorrer das duas maneiras, mas aqui só falamos sobre o vestibular”, conta a presidente da Comissão, Magda Melo. A data de inscrição do tradicional processo de seleção ainda não está definida, mas a previsão é que aconteça na última semana de julho.
As divisões dos cursos ficaram da seguinte forma: Os que só oferecem vagas para o primeiro semestre, metade é destinada para quem fizer o vestibular e metade para os alunos do Enem; os que oferecem vagas nos dois semestres, o primeiro é para os aprovados no vestibular e as vagas do segundo semestres para os do Enem; já os cursos que só oferecem vagas para o segundo semestre, as vagas serão preenchidas via Enem.
Este será o último vestibular realizado pela UFRN. A Comperve, depois disto, ficará elaborando provas para concursos públicos e concursos internos da UFRN. Sobre a última edição do vestibular, Magda Melo observa que o nível das provas será mantido, mas acredita no provável aumento da concorrência.
A pró-reitoria de graduação recebe os dados do Enem sobre os candidatos que preencherão as vagas na UFRN. “No Ceará, onde o Enem já é utilizado, 80% dos universitários são da região, aqui os números são iguais”, disse a presidente da Comperve acreditando que não vá haver grandes mudanças na vida dos jovens que por ventura conquistarem vagas em instituições de ensino superior localizadas em outros Estados.
Um curso sempre bastante concorrido é o de Medicina que oferece 100 vagas. Dessas, 50 serão preenchidas no primeiro semestre para quem fez vestibular e as demais no segundo semestre, por estudantes que optarem pelo Enem. “A diferença é que antes passavam os 100 primeiros colocados do vestibular, agora serão os 50 primeiros”, conta.
Alguns cursos só terão vagas para os alunos que participarem do Enem, como Zootecnia em Macaíba; Jornalismo (noturno), Radialismo (noturno), Design (manhã e tarde), Gestão de Políticas Públicas (tarde e noite); Língua Portuguesa (noite), Serviço Social (tarde); Engenharia de Alimentos  (noite); e Engenharia de Produção (noite); todos em Natal.
Fonte:jornal hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário