quinta-feira, 10 de maio de 2012

UFRN está entre as que mais aprovam na OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou a lista das instituições de ensino superior que mais aprovaram no último Exame de Ordem. Os números colocam a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como a sexta do país que mais aprova, ficando a frente até da USP, UNB e UERJ.
 O curso de Direito da UFRN inscreveu 80 alunos, dos quais 62 foram aprovados no exame. Isso representa um índice de 77,5%. Com esses números, o curso coordenado pela Professora Ana Beatriz Rebelo se destacou se comparado aos resultados de todo o Brasil. A UFRN aprovou mais que a USP (73,02%), a UNB (72,50%) e a UERJ (67,68%). Em primeiro lugar na lista, figurou a Universidade Federal de Juiz de Fora.

O curso de Direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) de Natal também alcançou ótimos índices, situando-se no top 20, com 69,57% de aprovados.

Entre as particulares, a UNIRN (antiga FARN) obteve 43,21% de aprovação, seguida pela UNP da Floriano Peixoto (35,14%), UNP de Mossoró (31,45%), Faculdade Câmara Cascudo (30,88%), Mater Christi de Mossoró (25,37%), Facex (22,22%), UNP da Roberto Freire (21,33%) e FAL (19,70%).

Um dado interessante é que das 20 instituições que mais aprovaram, em todo o país, 19 delas são públicas. A única particular da lista é a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), que ficou na décima colocação.

O melhor rendimento foi o da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Estado de Minas Gerais. Dos 102 alunos que fizeram a prova por essa instituição, 88 foram aprovados, o que corresponde a 86,27%. Logo atrás da instituição mineira figuram a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 84,48% e 80% de aprovação, respectivamente. Os porcentuais são bem altos se comparados ao resultado geral desse 6.º Exame de Ordem: do total de 101.936 inscritos, foram aprovados apenas 25.912 candidatos, um índice de aprovação de 25,4%.

O EXAME

Todo bacharel de Direito precisa ser aprovado no Exame de Ordem para poder exercer a profissão de advogado. A prova é dividida em duas fases. A primeira  é composta de 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase, o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões. Ainda neste ano, acontecerão outras três edições da prova. A inscrição custa R$ 200.

Resultado aponta uma boa avaliação do ensino no RN

O desempenho conseguido pela UFRN foi considerado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Paulo Eduardo Texeira, como "uma comprovação do acerto em relação ao ensino por parte da universidade federal". Ele lembrou a tese da OAB/RN sobre a importância do Vestibular como forma de acesso à faculdade, relacionando aos resultados locais no exame da Ordem.

 "O Vestibular cria um vinculo de compromisso do estudante com a qualidade do ensino e é esse vinculo que garante desempenhos como o da UFRN", avaliou Paulo Eduardo. O acesso às faculdades, via Vestibular, está em discussão no âmbito do ensino  superior público e o Enem poderá vir a substituí-lo. A importância do Vestibular também foi destacado pelo advogado Adilson Gurgel, professor aposentado da UFRN e integrante do Conselho Nacional do Ministério Pùblico.

"É  claro que Vestibular influi no desempenho da UFRN no exame da Ordem, um desempenho que vem se mantendo alto desde a época do Provão", disse Adilson. Para ele, a seleção no acesso premia os melhores que, ao longo do curso, acabam se aperfeiçoando ainda mais por práticas adotada no ensino do Direito pela universidade federal.

"A UFRN mantem a exigência da manografia, como trabalho de conclusão de curso, e a Revista In Verbis, a única publicação acadêmica sobre Direito no país inteiramente produzida por estudantes", lembrou ele. Essas práticas, segundo ele, estimulam e obrigam os estudantes de Direito da UFRN "a pesquisarem e estudarem". A presença de um grande numero de doutores no corpo docente também foi citada por Adilson Gurgel como diferencial.

A seccional local da OAB, segundo o presidente, está solicitando a fundação responsável pela aplicação do exame da Ordem o detalhamento dos resultados por faculdades locais de Direito.

No ranking nacional do Exame da Ordem, a seccional do Rio Grande do Norte obteve um índice de aprovação, no último concurso, de 27%, bema cima da média nacional (23%).

Estágio

O Ministério Público Estadual prossegue com inscrições abertas até amanhã (dia 11/05) para o VIII Concurso para Credenciamento de Estagiários do Curso de Direito. O processo seletivo destina-se a cadastro de reserva para o provimento de futuras vagas.As inscrições devem ser feitas no horário de 8h às 14h, de segunda à sexta-feira, nas Secretarias das Promotorias de Justiça para estudantes matriculados no curso de Direito de instituições de nível superior conveniadas com a Procuradoria-Geral de Justiça.  Os candidatos aprovados serão convocados para credenciamento de acordo com a ordem de classificação e com as necessidades do MP.

As inscrições serão realizadas mediante apresentação de formulário (ficha de dados cadastrais) disponibilizado no portal do MP na Internet no endereço eletrônico www.mp.rn.gov.br, na seção de "Concursos",  acompanhado de cópia e original do documento de identificação expedido por órgão oficial.

Fonte:tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário