domingo, 18 de março de 2012

RN recebe alerta para avançar na vacinação

A vacinação contra a febre aftosa realizada no ano passado alcançou um índice de cobertura vacinal de 97,7% no país, superando a média atingida na campanha de 2010, que foi de 97,4%, de acordo com o levantamento consolidado, divulgado sexta-feira pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A previsão do Departamento de Saúde Animal (DSA) é de que tenham sido imunizados cerca de 208,9 milhões de bovinos e bubalinos ao longo de todas as fases da campanha.  Estados como o Rio Grande do Norte e a Paraíba terão, porém, de melhorar seus desempenhos.
O levantamento do ministério mostra que os estados que obtiveram os melhores índices de cobertura vacinal foram Mato Grosso (99,7%), Rondônia (99,2%), São Paulo (98,5%), Minas Gerais (98,4%) e Mato Grosso do Sul (98,4%). “Rio Grande do Norte (86%), Roraima (84,8%), Paraíba (70,5%) e Amapá (44,8%) tiveram índices que precisarão melhorar nas próximas etapas”, alertou o Mapa, em nota na última sexta-feira. Alcançar um bom índice de vacinação é uma das exigências para que o estado possa passar da condição de área de risco médio de febre aftosa para livre com vacinação. A reclassificação é desejada, mas o próprio Ministério  vem alertando que há deficiências estruturais e técnicas no órgão de defesa e inspeção agropecuária do estado, o Idiarn, que precisam ser supridas. Caso contrário, em vez de avançar, o estado vai ser rebaixado na classificação.
O calendário de vacinação no país em 2011 concentrou a vacinação em duas grandes etapas: uma em maio e a outra em novembro, mas houve algumas adequações no cronograma ao longo do ano para aprimorar a estratégia de imunização. A estimativa é que tenham sido utilizadas cerca de 323 milhões de doses em todas as campanhas ao longo do ano.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário