sexta-feira, 9 de março de 2012

Paliativo;Professores vão ganhar tablets do Governo

Um tablet por professor. Essa foi a proposta apresentada ontem, pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, durante a I Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), em Natal. A proposta do Governo Federal é investir cerca de R$ 180 milhões para que os tablets sejam distribuídos para todos os professores da rede estadual de ensino no país.
Mais de 600 mil tablets deverão ser entregues já no segundo semestre deste ano pelo MEC em todo o país. Com isso, o governo espera avaliar se com a inclusão desse equipamento deverão ser entregues também aos alunos.
A notícia agradou aos professores. Para Milton Urbano, representante da categoria em Pau dos Ferros, para quem gosta de estudar, pesquisar, planejar, o equipamento é fundamental. "Se vier será bem-vindo", disse. Ivanaldo Alves, diretor da escola estadual Gerson Lopes, em Apodi, também concorda que o tablet é importante para o professor. Ele disse que ainda não sabe mexer, mas como tem notebook não deve ter dificuldade.
A secretária de Educação, Betânia Ramalho, chamou essa iniciativa de crucial para melhorar a qualidade da educação no Estado. "É a tecnologia chegando agregada ao uso pedagógico para focar o aluno, o ensino e a aprendizagem".
Consed
A reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) teve início na quarta-feira, 7, no Hotel Pirâmide, e só termina hoje.
O ministro Aloísio Mercadante veio ao Estado fazer uma explanação do Plano de Ação para a Educação. Antes, o titular do MEC falou sobre a situação da educação no país. Ele convocou todos os gestores para trabalharem juntos na melhoria da qualidade da educação. "Melhorar a educação só será possível com a parceira entre prefeitos, governadores e secretários de Educação", disse.
A governadora Rosalba Ciarlini destacou a importância do debate entre os gestores. "Os secretários de Educação estão discutido os problemas comuns aos Estados. A presença do Ministro na reunião é a oportunidade para que se possa expor, dialogar e reivindicar uma atenção especial, para que se possa realizar realmente a grande transformação que se almeja na educação".
A governadora lembrou ainda que essa transformação já foi iniciada no RN. "Estamos valorizando o professor, a escola, melhorando as condições de ensino de trabalho, tendo o aluno em primeiro lugar".
PISO
Com relação ao piso nacional do magistério, de R$ 1.451, o ministro ressaltou que a recuperação do piso deve ser compatível com a situação orçamentária dos Estados e dos Municípios. "Temos que abrir uma negociação para que seja um processo equilibrado. Temos que ter uma negociação para construir um caminho que não desequilibre o sistema".

Fonte:jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário