segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cãimbra

O que é:

A cãibra ou cãimbra, é uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular. São comuns nos indivíduos saudáveis, especialmente após um exercício extenuante.

O que causa Cãimbra

As cãibras podem ser causadas por uma irrigação sanguínea inadequada dos músculos. podendo ocorrer por exemplo, quando após uma refeição, o sangue flui principalmente para o trato gastrointestinal  irrigando os músculos envolvidos no processo digestivo e não para os músculos esqueléticos nos braços e pernas. Outra causa comum de cãibras é a desidratação ou desequilibrio mineral, especialmente a hipocalemia (carência de potássio).

Como prevenir as Cãimbras

Normalmente, as cãibras podem ser prevenidas simplesmente evitando- se a realização de exercícios após uma refeição e realizando alongamento antes do exercício e antes de dormir, hidratando-se bem e praticando uma alimentação rica em alimentos frescos para repor as perdas de minerais dervadas da sudorese.

Como tratar as Cãimbras

Em geral as câibras são inofensivas e não exigem tratamento. Mas durante uma cãimbra recomenda-se alongar o músculo afetado. Por exemplo: Se for uma cãimbra na panturrilha deve-se apoiar o pé no chão e inclinar um pouco o corpo para frente até que o músculo da batata da perna, o gastrocnêmio, seja alongado e a cãimbra passe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário