quarta-feira, 11 de maio de 2011

CAJIM/UERN ESTÁ OFERTANDO 60 VAGAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  Foto: Aluísio Dutra

Os professores em exercício na rede pública de educação básica já podem realizar, no período de 02/05/2011 a 22/05/2011, suas pré-inscrições em cursos de licenciatura presenciais ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial.
O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Capes para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009.
O objetivo principal do Parfor Presencial é garantir aos professores em exercício na rede pública de educação básica uma formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDBEN/1996, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.
Os cursos ofertados no âmbito do Parfor Presencial são os seguintes:
  • primeira licenciatura: para professores em exercício na rede pública da educação básica sem formação superior;
  • segunda licenciatura: para professores em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e
  • Formação pedagógica: para professores em exercício na rede pública da educação graduados mas não licenciados.
Para saber quais as Instituições de Ensino Superior - IES, cursos e número de vagas que estão sendo ofertados, bem como realizar a pré-inscrição na Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação, os professores em exercício na rede pública de educação básica deverão:
  • Acessar a Plataforma Freire no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br;
  • Para quem nunca acessou a Plataforma, clicar em “Primeiro Acesso à Plataforma Freire” para cadastrar o currículo;
  • Para aqueles que já tiverem currículo cadastrado na Plataforma, clicar em “Já sou cadastrado” para a pré-inscrição.
As inscrições deverão ser validadas pela Secretaria de Educação Estadual ou Municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado, no período de 23/05/2011 a 10/06/2011.
Em caso de dúvidas ligar para 0800 616161, opção 7, ou enviar e-mail para parfor@capes.gov.br .

Segundo informações repassadas ao Blog pelo professor doutor Jozenir Calixta de Medeiros, diretor do Campus Avançado Professor João Ismar de Moura - CAJIM/UERN, o campus ofertará 60 vagas para a formação de professores da educação básica da rede estadual e municipal de Patu e região, atendendo a 32 municípios.
Os cursos ofertados pelo CAJIM serão matemática e química com 30 vagas para cada um, destinados especificamente aos professores que já tenham uma formação acadêmica, mas que é divergente da que ele(a) está atuando em sala de aula há pelo menos três anos.
Para os professores da educação básica que ainda não têm um curso superior a formação ficará a cargo do Campus da UERN da cidade de Assu e o curso ofertado será matemática.
A coordenadora do PARFOR em Patu é a professora FÁTIMA DUTRA, chefe do Departamento de Matemática do Campus da UERN de Patu.
Qualquer informação adicional os interessados deverão procurar a professora Fátima Dutra ou alguém da sua equipe no Departamento de Matemática do CAJIM.
A partir desta terça-feira (10/05), a professora Fátima Dutra começará a percorrer as escolas estaduais e municipais de Patu e região para esclarecer melhor os professores sobre o projeto PARFOR que tem o objetivo de qualificar os professores da educação básica e assim os estados e municípios poderão ofertar uma educação de melhor qualidade às nossas crianças e adolescentes, atendendo também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Qualquer dúvida entrar em contato com o Departamento de Matemática do Campus da UERN de Patu através dos telefones: 84 - 3361 - 2461; 3361 - 2209 ou 3361 - 2262.
Vale salientar que a pré-inscrição só poderá ser feita pela internet através do endereço eletrônico: http://freire.mec.gov.br mas é fundamental a validação da inscrição pela Secretaria de Educação estadual ou municipal em que o professor ou professora esteja vinculado(a).

Por Josemar Vieira, com informações do Portal do MEC, Jozenir Calixta e Fátima Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário