Na última terça-feira (15), foi inaugurado o Telecentro Pesca Maré de Campo Grande que disponibiliza 10 computadores com internet banda larga para acesso gratuito e inclusão digital da população campograndense com prioridade para pescadores e pescadoras que integram as associações de pescadores.
Na solenidade de inauguração, a beneficiária Ezileide Canela disse que ser um momento muito importante para a comunidade, tendo em vista que ao cesso a internet e o conhecimento sobre o uso de computador, será importante para os pescadores. "Estou muito feliz porque até então faltava uma oportunidade de curso gratuito para aprender usar um computador e ter acesso a informações importantes para nossa comunidade. Agora começamos a conhecer um novo mundo", disse ela agradecendo aos representantes do arranjo institucional que é composto pelo investimento do Governo Federal através do Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA em parceria com o Núcleo Sertão Verde e com o controle social das entidades componentes do comitê gestor.
O MPA fez o aporte dos equipamentos e pagará dois bolsistas para atuarem como monitores (Renato Felipe e Railton Rocha). Ao Núcleo Sertão Verde caberá a manutenção do espaço e os aparelhos recebidos. Para o comitê gestor compete a missão de planejar o funcionamento e a distribuição das vagas pelos diversos grupos sociais organizados e a comunidade em geral.
O telecentro inicialmente atenderá 40 pessoas no curso de introdução a informática em software livre e cerca 500 que serão usuárias para desenvolvimento de trabalhos escolares, profissionais e navegação na internet. Os horários de funcionamento se distribuirão nos períodos matutino e vespertino.
O Superintendente da Pesca no RN fez questão de destacar a capacidade organizacional do território da cidadania do Sertão do Apodi. "Se as ações estão chegando mais nesta região e em Campo Grande é pela capacidade de lutar e preparar bons projetos que existe entre as associações existentes em nossa cidade como são podemos observar através das ações desenvolvidas pelo Núcleo Sertão Verde e do vice prefeito Caramurú Paiva", enfatizou.
Para Caramurú Paiva a realização desse projeto significa avança na gestão do prefeito Bibi de Nenca. "Nós queremos que o nosso município se desenvolva e a base do desenvolvimento é a educação de qualidade e a inclusão digital. Diante disso, estamos firmando convênios para dotar nosso município de infra-estrutura suficiente para atender as necessidades mais urgentes de nosso povo", disse o vice-prefeito
Nenhum comentário:
Postar um comentário