sábado, 8 de outubro de 2011

Caern implatará hidrômetros para combater perdas em municípios do oeste

Para reduzir as perdas de água ao longo da adutora Arnóbio Abreu, na região Oeste do Estado, além de tornar a cobrança pelo consumo mais justa, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) vai instalar 2.659 hidrômetros, distribuídos em seis municípios, nos próximos dias. Os medidores serão instalados nas cidades e comunidades rurais de Patu (1.081), Paraú (210), Campo Grande (338), Janduís (357), Messias Targino (384) e Triunfo Potiguar (239). De acordo com dados fornecidos pela Assessoria Comercial da Caern, a empresa mantém 854.048 famílias cadastradas em todo Estado, sendo 494 mil com hidrômetros, o equivalente a 70,3% de medição. Em Natal, das 284.621 famílias cadastradas, a empresa tem um índice de 83,66% medidas.
O hidrômetro é semelhante a um relógio que estimula o uso racional da água, contribuindo para que o atendimento alcance a todos, de forma regular. O controle de quem mora nas partes mais baixas (a água chega por gravidade) gera aumento na pressão, fazendo o líquido alcançar as partes mais altas. A recomendação da Caern aos clientes que estão recebendo os novos hidrômetros é observar os números que aparecem no visor do aparelho, para evitar surpresas causadas pelo excesso. A instalação de hidrômetros atende exigências da Lei 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, obrigando as prestadoras de serviço a colocarem medidores em todos os imóveis para medir o consumo de cada um.
A adutora Arnóbio Abreu, conhecida como Médio Oeste, abastece também os municípios de Almino Afonso e Serra de João do Vale, beneficiando aproximadamente 44 mil habitantes. A adutora capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu, percorrendo uma extensão de 153,5 quilômetros, em ferro fundido, onde foram investidos R$ 23,7 milhões.

Fonte:de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário