sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Caic de Caraúbas se transforma em ruínas

Caraúbas - O Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) erguido pelo Governo Federal no período de 1993 a 1994, em Caraúbas, não existe mais. Teve os móveis, eletrodomésticos e agora a estrutura de ferro roubada. Estão levando até as placas de concreto. Nas últimas semanas, homens usando caminhões, dizendo ter autorização, destruíram o restante da estrutura que existia, inclusive o Ginásio de Esportes, que ainda era usado pelos moradores do bairro.
A reportagem do DE FATO procurou saber de quem é a responsabilidade pela manutenção da estrutura do CAIC do Bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas. Na Prefeitura Municipal, o secretário de Educação Assis Batista informou que os Caics hoje no Estado do Rio Grande do Norte estão sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação. "Vejo esta imagem do Caic com tristeza e preocupação", diz o secretário Assis Batista.
O Caic de Caraúbas é subordinado à jurisdição da 13ª Diretoria Regional de Educação, com sede em Apodi. No entanto, em contato com o DE FATO, a diretora Raimunda Fernandes Freire informou que o CAIC de Caraúbas nunca funcionou como escola do Estado e que a estrutura estava abandonada desde 2003. "Não temos gerência lá", diz a diretora Raimunda Fernandes.
A Secretaria Estadual de Educação, através de sua Assessoria de Comunicação, informou que o CAIC de Caraúbas é uma estrutura da União e que em 2009 a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) chegou a solicitar a estrutura para reformá-la e transformá-la num Campus Avançado naquele município, mas a proposta não se concluiu depois que houve a mudança de governo.
No Bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas, o clima é de revolta com o estado do Caic. Os moradores viram aos poucos a estrutura sendo roubada. Primeiro levaram os móveis e eletrodomésticos. Depois roubaram a cerca e foram derrubando as telhas, arrancando a estrutura elétrica e hidráulica. Semana passada, derrubaram o Ginásio de Esportes, que ainda era usado pelos moradores.
Não existe investigação em aberto na Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, nem procedimento instaurado no Ministério Público Estadual. Por ser da União, aguardamos resposta se existe ou não procedimento aberto no Ministério Público Federal, em Mossoró, para apurar responsabilidade pela destruição do patrimônio público. "Vamos comunicar o que está ocorrendo e pedir providências à Secretaria Estadual de Educação e aos promotores. É preciso tomar providências", finaliza o prefeito Ademar Ferreira.

Fonte:de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário