sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ações reduzem impactos da seca

Pelo menos 80 cisternas - calçadão de 52 mil litros, três barragens subterrâneas e um tanque-pedra - foram implantadas nos municípios de Lajes, Fernando Pedrosa e Cruzeta. As ações realizadas através do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), coordenado pela Articulação do Semi-Árido Brasileiro no Rio Grande do Norte (ASA - Potiguar), beneficiarão 93 famílias somente nas regiões Central e Seridó.
Até o final de outubro, a ASA - Potiguar, encerra mais uma etapa de implantação de projetos voltados para a redução do sofrimento das famílias do semiárido no período de seca. Em todo o Estado, centenas de famílias foram beneficiadas com as ações.
Nessas regiões em particular, as atividades são coordenadas pela ATOS (Assessoria, Consultoria e Capacitação Orientada Sustentável), uma das unidades gestoras territoriais (UGT) que trabalham diretamente com os agricultores.
Pelo menos vinte famílias participaram de um curso de pedreiro, ficando responsável pela implantação de seus próprios projetos. Além de receberem os benefícios, eles ainda aprenderam uma profissão que pode ajudá-los a complementar a renda, além de contribuir com suas comunidades. Durantes as duas últimas etapa, a Atos já realizou mais de 300 implementações.
O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) surgiu em 2007 e tem como objetivo fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar, nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

Fonte:jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário