sábado, 2 de julho de 2011

RN ganhará novo leito de UTI para pacientes com dengue

Ministério da Saúde liberou verba para instalação de centro de UTI específico para casos de dengue após anúncio dos novos casos de dengue tipo 4 no RN

 Os novos casos de dengue tipo 4 no Rio Grande do Norte divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde deixaram em estado de alerta o Governo Federal, que liberou nesta sexta-feira (1) recursos do Ministério de Saúde para apoiar as ações do Governo do Estado no combate a dengue, como a instalação de um novo leito de UTI no hospital Walfredo Gurgel.
Para o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, a medida irá garantir em caráter de urgência, apoio no combate a doença no Rio Grande do Norte. “Enviamos um relatório ao Ministério da Saúde notificando os novos casos da doença e recebemos como orientação novos estímulos para a implantação de novos leitos de UTI para cuidar dos casos mais graves”, argumenta o secretário.
O centro de UTI que receberá os novos leitos para os casos de dengue no Estado será instalado na próxima semana no hospital Walfredo Gurgel e atenderá os pacientes de todas as regiões. Os pacientes serão cuidados por profissionais de saúde contratados de forma emergencial, através de cooperativa até que a epidemia seja controlada.
Em Santa Cruz, onde os novos casos de dengue foram registrados, o planejamento segue o estilo “bloqueio epidemiológico” e de acordo com Domício Arruda, foram casos pontuais. “Os casos estavam restritos ao local [Santa Cruz] e foram registrados na época em que a doença estava contabilizada em todo o Estado”, detalha.
Hoje, o Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste que apresentou o maior número de mortes provocadas pela dengue, números que deixam o Estado em situação de destaque.
A situação de um possível surto de dengue foi descartada pelo secretário que disse ainda que a “tendência é que os casos diminuam no Estado”. Para exemplificar, Domício lembrar do município de Pau dos Ferros, onde a doença registrou os primeiros casos no Estado e disse que atualmente não existem mais nenhum caso de dengue.
Casos de Dengue no RN
Em todo o Rio Grande do Norte já foram notificados 15.722 casos da doença este ano, sendo 5.656 casos confirmados.  Dos 167 municípios, 99 estão com incidência alta em dengue.
A capital, Natal, continua apresentando os maiores índices da doença, com 4.638 casos notificados. Os outros municípios que apresentam altos números de notificações são: Mossoró (1.949), Parnamirim (1.237), Santa Cruz (623), João Câmara (575), São Gonçalo do Amarante (513), Macaíba (496), Nova Cruz (421), Pau dos Ferros (399) e São Paulo do Potengi (372).

Fonte:no minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário