Ministério da Saúde liberou verba para instalação de centro de UTI específico para casos de dengue após anúncio dos novos casos de dengue tipo 4 no RN
Os novos casos de dengue tipo 4 no Rio Grande do Norte divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde deixaram em estado de alerta o Governo Federal, que liberou nesta sexta-feira (1) recursos do Ministério de Saúde para apoiar as ações do Governo do Estado no combate a dengue, como a instalação de um novo leito de UTI no hospital Walfredo Gurgel.
Para o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, a medida irá garantir em caráter de urgência, apoio no combate a doença no Rio Grande do Norte. “Enviamos um relatório ao Ministério da Saúde notificando os novos casos da doença e recebemos como orientação novos estímulos para a implantação de novos leitos de UTI para cuidar dos casos mais graves”, argumenta o secretário.
O centro de UTI que receberá os novos leitos para os casos de dengue no Estado será instalado na próxima semana no hospital Walfredo Gurgel e atenderá os pacientes de todas as regiões. Os pacientes serão cuidados por profissionais de saúde contratados de forma emergencial, através de cooperativa até que a epidemia seja controlada.
Em Santa Cruz, onde os novos casos de dengue foram registrados, o planejamento segue o estilo “bloqueio epidemiológico” e de acordo com Domício Arruda, foram casos pontuais. “Os casos estavam restritos ao local [Santa Cruz] e foram registrados na época em que a doença estava contabilizada em todo o Estado”, detalha.
Hoje, o Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste que apresentou o maior número de mortes provocadas pela dengue, números que deixam o Estado em situação de destaque.
A situação de um possível surto de dengue foi descartada pelo secretário que disse ainda que a “tendência é que os casos diminuam no Estado”. Para exemplificar, Domício lembrar do município de Pau dos Ferros, onde a doença registrou os primeiros casos no Estado e disse que atualmente não existem mais nenhum caso de dengue.
Casos de Dengue no RN
Em todo o Rio Grande do Norte já foram notificados 15.722 casos da doença este ano, sendo 5.656 casos confirmados. Dos 167 municípios, 99 estão com incidência alta em dengue.
A capital, Natal, continua apresentando os maiores índices da doença, com 4.638 casos notificados. Os outros municípios que apresentam altos números de notificações são: Mossoró (1.949), Parnamirim (1.237), Santa Cruz (623), João Câmara (575), São Gonçalo do Amarante (513), Macaíba (496), Nova Cruz (421), Pau dos Ferros (399) e São Paulo do Potengi (372).
Fonte:no minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário