quarta-feira, 6 de julho de 2011

CRISE- Contraproposta da Uern fracassa e greve continua

Representantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) se reuniram na tarde de ontem, 5, com a administração da universidade. O encontro aconteceu na sede da Reitoria, onde foram discutidas questões ligadas à paralisação das atividades e ao funcionamento da instituição.

Embora o encontro tenha sido considerado proveitoso em alguns aspectos, na ocasião, os professores ficaram sabendo que um de seus principais objetivos não foi alcançado, serem ouvidos pelo Governo.
De acordo com o presidente da Aduern, Flaubert Torquato, o primeiro ponto debatido durante a reunião diz respeito à apresentação de uma contraproposta, elaborada pelos professores, ao Governo do Estado, com intermédio da Reitoria. Ele informa que não foi possível ser realizada a apresentação do documento, o que decepcionou a categoria, confiante em avançar nas negociações a partir da apresentação do documento. “Infelizmente, a gente perdeu mais uma semana”, menciona Flaubert.

Segundo ele, esta semana o reitor irá a Natal, onde se reunirá com o chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso. A intenção, no entanto, é que o contato fosse com a governadora, porém, ela estará em Brasília. “A gente ainda entende que é a governadora a pessoa mais indicada para responder nossa pauta”, acrescenta.

Outro ponto discutido durante o encontro, diz respeito à possível rescisão no contrato entre professores substitutos e universidade. A categoria entendeu a medida como uma afronta, uma tentativa de reprimir o direito de greve. Em uma atitude sensata, o reitor acatou o pedido dos docentes e os contratos não serão reincididos. “Os professores substitutos manterão os contratos, receberão seus salários e poderão fazer greve”, conclui Flaubert Torquato. 

A reunião também possibilitou a formação de uma comissão interna para discutir questões e elaborar um projeto referente à autonomia financeira da Uern. Segundo Flaubert, essa comissão será composta por 12 pessoas, sendo três da administração, três da Aduern, três do Sintauern e os demais do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O prazo para formulação do projeto é de 60 dias e, ao final do período, o plano será apresentado junto à administração da universidade.
Fonte: Blog do Enock Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário