quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ufersa assina acordo com universidade alemã para cooperação em pesquisas de apicultura

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) assinou acordo de cooperação com a Universidade de Würzburg (Julius Maximilians Universität), na região centro-sul da Alemanha. A parceria estabelece programas de cooperação acadêmica, científica e técnica nas áreas de Ciências Biológicas e Agrícolas, com foco na apicultura, entre estudantes e professores do Brasil e do país europeu.
O documento assinado pelo reitor da Ufersa, professor Josivan Barbosa, e pelo presidente da Universidade de Würzburg, professor-doutor Alfred Forchel, assegura ainda a prestação, com isenção de taxas, de assessoria e apoio cultural ao intercâmbio de professores e estudantes de ambas as universidades.
De acordo com o reitor Josivan Barbosa, a Universidade de Würzuburg é a mais competente de atuação em pesquisas na área de apicultura e o acordo ampliará as parcerias internacionais da Ufersa.
"Atualmente a Ufersa tem os três melhores pesquisadores do país nessa área, que vieram da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, e o melhor Centro de Apicultura do Semiárido, localizado em Alagoinha. Com esse acordo esperamos estreitar as relações, no sentido que nossos alunos de mestrado e doutorado possam realizar a parte experimental na Alemanha. Além de receber pesquisadores aqui para colaboração, ministrando cursos e disciplinas, ampliando as parcerias internacionais da Ufersa", explica.
Entre os objetivos do acordo está o interesse comum de manter, aprofundar e desenvolver atividades acadêmicas, científicas e técnicas, além de dar oportunidade mútua de promover ações de intercâmbio de docentes, técnicos e estudantes que contribuam para o avanço científico e para o fortalecimento dos recursos humanos especializados.
Além disso, o acordo estipula a coordenação responsável pelas ações oriundas das duas Universidades, onde a professora Vera Lúcia Imperatriz Fonseca, do Departamento de Ciências Animais da Ufersa, representará a Instituição brasileira, enquanto o professor da Universidade de Würzburg, Flavio Roces, do Biozentrum, será o representante alemão.
A Universidade de Würzburg tem no seu histórico renomados cientistas, como o físico Wilhelm Conrad Rontgen. Quando reitor, Wilhelm foi responsável pela descoberta do aparelho de raios x, que hoje é mundialmente usado para exames médicos, entre outras utilidades científicas. O convênio entre a Ufersa e a Universidade de Würzburg já está em vigor e tem prazo de validade de 5 anos, com renovação de igual período.
FONTE: O MOSSOROENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário