sexta-feira, 27 de maio de 2011

Médio Oeste terá centro de internação para adolescentes infratores

Será instalado em Apodi um Centro de Internação de Adolescentes (CIAD) em que receberá adolescentes infratores de 14 a 18 anos, incompletos.
A ação, fruto de um convênio entre a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e a Prefeitura de Apodi, efetiva o processo de regionalização do sistema educativo que também atenderá jovens das cidades de Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes. Com isso, os jovens dessa região não serão mais transferidos para as unidades de Mossoró, Caicó e Natal, longe de suas famílias.
Serão investidos R$ 3,5 milhões na obra física. Os recursos serão garantidos através de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Até o dia 20 de junho, a Prefeitura precisa encaminhar a documentação para a Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS). De lá os papéis seguem para Brasília para apreciação e liberação dos recursos que, segundo o tenente coronel da PM, Jose Leão Filho, já estão assegurados.
O Ciad terá capacidade de internar 45 adolescentes do sexo masculino e feminino que estejam aguardando sentença judicial.
Todos os profissionais que atuarão no atendimento dos internos participaram de uma capacitação específica, promovida pela Fundac, responsável por formular e aplicar, em todo o Estado, a política de proteção aos direitos da criança e do adolescente.
Os adolescentes internados terão oficinas de informática, profissionalizantes e atividades esportivas; aulas normais, de acordo com a grade curricular do Estado, além de aulas de reforço, alimentação e acompanhamento feito por psicólogos, pedagogos, educadores físicos e outros profissionais.
O delegado Claiton Pinho acredita que a construção do CIAD ajudará muito a melhorar o trabalho da Polícia. Segundo ele, em 2002, quando comandou a delegacia de Apodi a primeira vez, precisou mandar 15 adolescentes para os centros de outros municípios ao longo do ano. "Outro tanto deixou de ser encaminhado por falta de local adequado", lamenta.
Ele explica que hoje a região não tem um local adequado para internação provisória dos menores. "Com o CIAD, os adolescentes infratores terão a possibilidade de serem atendidos como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. A possibilidade de eles serem reinseridos na sociedade é muito maior", completa.
A prefeita Goreti Pinto disse que irá adiantar o processo de viabilização da construção do CIAD em Apodi, que é de necessidade urgente no município e dos demais pertencentes à área de abrangência da Comarca de Apodi, para isso será preciso um espaço com o limite de até 60.000m². "Apodi precisa de um espaço para que esses educandos sejam atendidos, acolhidos e pretendemos viabilizar isso logo." declarou Goreti Pinto, prefeita de Apodi que fará a doação do terreno em local ainda a ser definido.

Fonte:de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário