O município de Rafael Godeiro foi palco de mais u encontro de representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte(Fetraf/RN). O encontro realizado ontem (8) reuniu 35 representantes, dos municípios de São Francisco do Oeste, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Olho D´Agua dos Borges, Frutuoso Gomes e Patu. A reunião acontece na sede da Câmara Municipal de Rafael Godeiro, onde foram discutido o fortalecimento e ampliação da Fetraf/RN no Médio Oeste.
Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Genésio Pinto Neto, o Pôla Pinto durante o encontro foi feito uma apresentação pelo coordenador geral da Regional Fetraf/RN, João Cabral, mostrando o Projeto e as Ações da Federação no Estado. Ele enfatizou que será necessário manter a organização da entidade para que ela continue acontecer na prática, beneficiando os agricultores familiares e a população que reside nas áreas rurais.
Também foi discutido todos os aspectos referente à legislação e passo a passo para a criação de Sindicatos dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAFs), que foi definido pela Fetraf/RN. "A criação do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar representa um avanço importante para as lutas da nossa categoria aqui no Estado, fico feliz de poder estar participando diretamente desse marco histórico e de ver que mais de dirigentes sindicais estão começando a participar do encontro para conhecer essa proposta", DESTACOU Genésio Pinto.
Ficou definido ainda a participação de representantes dos municípios nas reuniões regionais da Fetraf/RN do Médio Oeste e reuniões que acontecerão nos municípios de São Francisco do Oeste, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Olho D´Água dos Borges, Frutuoso Gomes e Patu.
Por último o assessor técnico da Credioeste Sol, Giuzelio Lobato, fez uma apresentação dos serviços que a Credioeste Sol que tem disponibilizado visando o fortalecimento dos agricultores familiares e principalmente o acesso ao credito. Ele fez a apresentação de algumas experiências de funcionamento da Cooperativa, como os serviços que são oferecidos aos agricultores familiares, como empréstimos com varias condições, emissão de talão de cheques com limite, sistemas de custódia, recebimento de boletos bancários entre outros serviços que tem facilitado o acesso dos agricultores familiares ao sistema financeiro. Segundo ele se não existisse o Pronaf, dificilmente os agricultores seriam atendidos pelos bancos.
Ainda participaram da reunião representantes dos Sintrafs de Campo Grande, Hildebrando Rocha que é também diretor da FETRAF/RN e João do PT que é presidente do Sintraf de Itaú.
Fonte:Correio estadual
Nenhum comentário:
Postar um comentário