domingo, 14 de novembro de 2010

Alexandria perde territó segundo IBGE

IBGE garante contagem da população do distrito de Olho D’aguinha para Brejo dos Santos/PB

Depois de muita discussão sobre a posse do distrito de Olho D’aguinha, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) resolveu o impasse, a comunidade rural de Olho D’aguinha realmente pertence ao município de Brejo dos Santos/PB e não ao município potiguar de Alexandria/RN.
A contagem daquela população vinha sendo reivindicada pelos alexandrienses desde o ano de 2007, quando o IBGE passou a usar o GPS em suas entrevistas, descobrindo que a comunidade pertencia ao Rio Grande do Norte.
Em 2008, o município de Alexandria/RN conseguiu incorporar a população de Olho D’aguinha, cerca de 300 pessoas a sua população e vinha recebendo cerca de 100 mil reais mensais por atingir o coeficiente 1.0. No censo desse ano, a cidade oestana registrou uma queda em sua população em relação ao censo demográfico de 2000, quando a cidade registrava 13.772, este ano a população de lá, caiu cerca de 700 pessoas e mesmo que incorporasse os 300 habitantes de Olho D’aguinha, o coeficiente cairiapara 0.8 .
A decisão foi do IBGE do Rio de Janeiro, onde fica a sede do órgão, depois que técnicos do IBGE da Paraíba e do Rio Grande do Norte estiveram na comunidade para fazer todo o levantamento solicitado pela sede do Instituto.
Agora, a população do Olho D’aguinha pode comemorar a decisão. No início de setembro os líderes da localidade reuniu a população para um protesto e não aceitar a contagem dos moradores para Alexandria-RN, houve até orientação para que os habitantes se negassem a responder o censo, numa das faixas do protesto estava escrito a seguinte frase: Olho D’aguinha é Paraíba, Brejo dos Santos é nossa terra.
O IBGE já recontratou um recenseador que irá fazer as entrevistas com a população do distrito.
fonte:Nosso paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário