segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Governo Iberê alcança 74,6% de aprovação

De acordo com a última pesquisa Start/Fiern/CORREIO DA TARDE, que publicou os números do cenário eleitoral na última segunda-feira (6), a administração do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) atingiu 74,6% de aprovação popular. A pesquisa ouviu 1530 eleitores, em 37 municípios do Estado, nos dias 28 e 30 do mês passado.

Apenas 25,4% do eleitorado desaprova ações do governador à frente da gestão estadual. O dado positivo foi bastante comemorado pelos governistas. A boa avaliação do governo é mais uma aposta do pessebista para crescer na preferência do eleitorado, chegar ao segundo turno e vencer a eleição. Com uma gestão bem avaliada, a virada, para os governistas, deixa de ser sonho e passa a ser questão de tempo.

Questionados sobre o desempenho de Iberê à frente do governo, 8,8% dos entrevistados disseram que consideram ótimo; 42,2% responderam bom; 23,5% avaliaram como regular positivo; 10,8% citaram regular negativo; 7,2% afirmaram que o governo é ruim; e 7,5% responderam péssimo. O bom momento econômico do Brasil e do Estado são responsáveis por essa avaliação tão positiva.

Os entrevistados também avaliaram a administração do presidente Lula (PT), que teve 96,5% de aprovação. Das pessoas ouvidas pelo Instituto Start, 49,7% disseram que o governo Lula é ótimo; 39,1% avaliaram como bom; e 7,7% optaram por regular positivo. A soma das respostas regular negativo, ruim e péssimo soma apenas 3,5%. O índice de aprovação do presidente no Rio Grande do Norte é ainda maior do que a média no País.

Em ritmo crescente nas pesquisas, com o governo bem avaliado pela população e tendo ao seu lado o presidente mais popular da história do Brasil, Iberê Ferreira trabalha para acelerar a conquista de eleitores e ir para o segundo turno com uma diferença menor do que 10% para a sua principal adversária, senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que lidera a corrida pela sucessão estadual.

Após fazer as contas e descobrir a situação dos candidatos ao governo de acordo com o percentual de votos válidos da mesma pesquisa, o governador ficou ainda mais confiante para levar a disputa para o segundo turno. O cálculo dos votos válidos é feito levando em consideração somente o percentual dos candidatos, ou seja, excluindo indecisos, nulos e brancos. Para ganhar a eleição no primeiro turno, o candidato precisa atingir mais de 50% nesse cenário.

De acordo com a última pesquisa publicada por este vespertino, sob essa perspectiva, a candidata Rosalba Ciarlini (DEM) tem 53,9% dos votos. Iberê aparece com 29,5%. Carlos Eduardo (PDT) chega aos 15%. Iberê avaliou os números positivamente. "Tenho sido o único candidato que cresce nas pesquisas. Faltam menos de 4% para que possamos chegar lá, se observarmos os votos válidos. Temos recebido adesões e percebido uma evolução muito boa no quadro eleitoral", avaliou o pessebista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário