quarta-feira, 12 de maio de 2010

Iberê tem dez dias para substituir logomarca do Governo do RN


Procurador geral de Justiça recomendou que governador utilize imagem que não contenha qualquer forma de caracterização pessoal.

O procurador geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, encaminhou ofício nesta
quarta-feira (12) recomendando que o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) retire, em dez dias, a logomarca do Governo do Rio Grande do Norte (ver foto) da publicidade oficial.

De acordo com o procurador, o Ministério Público do Estado se baseou em um laudo pericial elaborado pela professora de semiótica Taciana de Lima Burgo. “Com o laudo em mãos, vimos que há a possibilidade de efetivamente haver a vinculação da imagem da pessoa do governador com o símbolo 'i' da logomarca", disse.

De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 37, a publicidade dos órgãos públicos deve ter caráter informativo ou educativo, e não promoção pessoal. Manoel Onofre acrescentou que, caso o governador não atenda a recomendação, poderá ajuizar "ação civil pública de responsabilidade pela prática de ato de improbidade administrativa".

O laudo da professora será encaminhado também para a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/ RN), que investiga a prática de campanha eleitoral antecipada.

Polêmica
No dia 09 de abril de 2010, o procurador geral de Justiça determinou que fosse feito um estudo técnico por profissionais das áreas de linguística, semiótica e publicidade, para analisar a logomarca do Governo do Estado.

A logomarca contém o desenho de um mapa do Rio Grande do Norte com um conjunto de figuras que produzem uma imagem de diversas pessoas e/ou da letra "i". Como o nome do governador se inicia com "i", surgiu a necessidade de definir se havia ou não na logomarca uma referência à pessoa do chefe do Poder Executivo Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário