quarta-feira, 12 de março de 2014

ONGs protestam contra o consumo de carne de jumento

Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal no Rio Grande do Norte, registradas ou não, se unem em manifesto contra o abate e consumo de cerca de 600 jumentos retirados das estradas por policiais rodoviários. A proposta de destinar a carne de jumento para a alimentação de presidiários é do promotor Sílvio Ricardo Brito, da 2ª Promotoria de Apodi. (CliqueAqui e saiba mais).
Essa proposta será discutida nesta quinta-feira, dia 13, durante um almoço no município de Apodi. Segundo afirmam as organizações, o consumo da carne sem os devidos cuidados pode causar doenças ao ser humano e também a extinção dos animais.
Segundo os veterinários e membros da ONG mossoroense Defesa da Natureza e dos Animais (DNA), Kátia Regina e Kléber Jacinto, a carne do jumento pode ser sim consumida, mas não da forma como está sendo feita, sem manejo e cuidados adequados. Além disso, existe o risco da extinção.
A veterinária explica que diferente de outros animais usados para o consumo humano como a vaca e cabras, que estão prontos para o abate em poucos meses, um jumento pode ser abatido após três anos, e também a gestação dura muito mais. E garante que não é economicamente viável a criação em massa desses equinos para alimentação.
Os protetores questionam as condições em que se encontram esses animais que serão usados no almoço e posteriormente na alimentação dos presidiários e crianças. “São animais capturados nas estradas em diversas condições, não se sabe o histórico de doenças do animal”, ressalta Kátia.
Além disso, os protetores afirmam que em contato com o possível veterinário responsável pelo cuidado e abate dos 600 jumentos, o mesmo confirmou que foi exonerado do cargo no município de Apodi e que por isso não é o responsável técnico pelos animais.
Kléber Jacinto explica ainda que os animais capturados pela entidade de proteção, responsável pelo recolhimento de mais de 600 animais, criada pelo promotor Sílvio Brito em parceria com as polícias rodoviárias Federal e Estadual são enviados para a Fazenda do senhor Eridalvo de Jesus, e que este último confirmou não ter recebido apoio do poder público.
O dono da fazenda também teria confirmado que não tem nenhum veterinário enviado pela promotoria para cuidar dos animais.
Ainda de acordo com os protetores, existe um laudo técnico feito por uma equipe de professores da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e que ainda não teve o resultado divulgado. No entanto, eles afirmam que os veterinários que foram ao local para examinar os animais para fazerem o laudo, adiantaram em conversa que os jumentos estão em condições inadequadas. “São animais vivos, mortos, doentes, sadios, recém-chegados, todos juntos”, afirma Kátia. “A gente vê que o dono da fazenda é uma pessoa que tem interesse em ajudar os animais, mas que tem uma quantidade muito grande que ele não dá conta e o poder público não ajuda, não dá apoio. Matar os jumentos para o consumo foi a solução encontrada pela promotoria”, ressalta Jacinto.
Os veterinários dizem que a carne de qualquer animal precisa ser consumida dentro das condições sanitárias e manejo adequado, o que não estaria acontecendo no caso do consumo dos 600 jumentos em Apodi. “Por semana morrem cerca de 20 a 25 jumentos nessa fazenda. Morrem de quê? É de fome? É de doença? Há indícios de que esses animais estejam contaminados com Botulismo, Brucelose e o temido Mormo. Esta última é uma doença assintomática no jumento e todas podem ser transmitidas ao ser humano através do consumo inadequado.

EXTINÇÃO DA ESPÉCIE E CULTURA NORDESTINA
Kléber Jacinto diz que a carne de jumento já foi consumida anteriormente no Nordeste, por volta dos anos 70. Criadores chegaram a tentar colocar a carne do animal na cultura gastronômica, mas devido principalmente a pouca produção e retorno econômico, os próprios criadores abandonaram esses animais, o que também contribuiu para o aumento do número deles soltos nas estradas.
Os veterinários temem que a extinção do jumento seja causada pelo o consumo da carne do animal. Segundo Kátia, existem estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que comprovam que o número de jumentos está diminuindo no Brasil. E caso entrem para a alimentação das pessoas, esse número pode diminuir ainda mais até chegar à extinção, visto que o animal precisa de um maior tempo para se reproduzir, e cada fêmea tem apenas um filhote por gestação. “Não tem jumento suficiente”, diz.
Além da questão ambiental, o cultural também conta muito. A veterinária Kátia diz que o jumento é um símbolo do Nordeste, da cultura nordestina. “Já é um animal ameaçado de extinção, o número deles é muito restrito”, ressalta.
Foi usando esses e outros argumentos que no ano passado a ONG DNA juntamente com o Professor Fernando Viana da Associação Brasileira de Criadores de Jumentos e ainda a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) do Ceará, conseguiram embargar a exportação de jumentos para a China.
Para Kléber Jacinto é preciso uma discussão mais aprofundada sobre o problema. “Quem está acompanhando e examinando esses animais? Qual o benefício? Vai ser feito um criadouro desses animais? Ou é apenas uma medida para baratear a alimentação de presos e crianças carentes”, indaga.
Kátia explica também que nas estradas são vistos muitos jumentos justamente porque esses animais não são consumidos na alimentação humana. O incentivo ao consumo da carne pode fazer com as pessoas passem a matar esses animais sem os cuidados necessários, e isso causar a transmissão de doenças dos equinos.
ONGS
Além da DNA, as ONGS Amigos de Pelo, Patamada, Amimais, Focinhos Felizes Potiguares e Protetores independentes de todo o RN, assinam uma carta aberta que expõe o contexto histórico do problema, aponta falhas na “solução” através do abate e deixa clara a necessidade de discussão mais profunda acerca do fato.
O fato também mobiliza não somente protetores, mas também a sociedade em geral. O poeta Jadson Xavier fez versos sobre a questão do consumo da carne do jumento.

Fonte:Gazeta do Oeste

Sai a divulgação dos custos das bandas que tocaram no carnaval 2014 na cidade de Apodi

Sexta-feira de carnaval
Luisinho Nobre: R$ 13.000
Galera Beach: R$ 09.000

Sábado de carnaval:
Nilson Viana: R$ 10.000
Tabakana: R$ 07.300
O Coroão: R$ 04.000
Flávio e Pizada Quente: R$ 25.000

Domingo de carnaval:
Serginho: R$ 12.000
Forró lance: R$ 07.000
Grafith: R$ 85.000
Farra Play Boy: R$ 10.000

Segunda de carnaval:
Dan ventura: R$ 35.000
Nilson: R$ 10.000
Pegada Luxo: R$ 12.000
Arretado: R$ 08.000

Terça de carnaval:
Pedro Lucas: R$ 16.000
Renário: R$ 04.000
Fantasmaão: R$ 63.000
Tabakana: R$ 07.300.


Fonte: Blog do Cassinho Morais

EMPARN registra boas chuvas no interior do Rio Grande do Norte

A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou chuvas em quase todas as regiões do Estado das 7h de ontem (10) às 7h de hoje (11). Há ocorrência de chuvas em 66 postos (pluviômetros), com maior intensidade na região Oeste.

Em Tibau choveu 47 milímetros; em José da Penha, 40 mm; em Luis Gomes, 38 mm. 
Foram registradas boas chuvas ainda em Rafael Fernandes (34,2 mm); Encanto e Serrinha Dos Pintos (27 mm); Portalegre (25,1 mm); Dr. Severiano (25 mm); Frutuoso Gomes (22 mm) e Pau Dos Ferros (20 mm). Fora da região Oeste, foram registradas boas chuvas em Angicos (21,8 mm), na região Central, e em Santo Antonio (23 mm), na região Agreste.

Ainda segundo os dados da Gerência de Meteorologia da EMPARN, na região Oeste muitos postos pluviométricos apresentam um bom acumulado de chuvas neste início de março, com precipitação acima de 50 mm, com destaque para Portalegre, com 95mm; Marcelino Vieira e Martins, com 86 mm; Serrinha dos Pintos, com 81 mm; Riacho de Santana, com 78,5 mm; e Luiz Gomes, com 76,3 mm.

Emparn / Via Blog do Campelo

terça-feira, 11 de março de 2014

TCE aplica multa aos ex-prefeitos de Patu e Arez

O ex-prefeito de Patu, Possidônio Queiroga da Silva Neto, foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado, em R$ 74 mil reais, pelos atrasos nas entregas dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária, Relatórios de Gestão Fiscal e Relatórios Anuais referentes aos exercícios de 2006 a 2008.
Já o ex-prefeito do município de Arez, Erço de Oliveira Paiva, foi multado em R$ 43 mil, em razão da irregularidade nos preenchimentos dos anexos do SIAI e pelas ausências de publicação dos relatórios do  segundo semestre., exercício de 2009, conforme conta no processo nº: 6510/2009 – TC.

Fonte:O xerife

Mulher com Alzheimer vive um mês ao lado de marido morto

Doris Kirby não teria percebido que o esposo havia falecido enquanto dormia

 Policiais descobriram que uma mulher que sofre de Alzheimer vivia há um mês com o marido morto dentro de sua casa, na cidade de Decatur, Alabama, EUA. O corpo de Jesse Kirby, de 76 anos, foi encontrado na cama quando a polícia foi a sua casa para checar como ele e a esposa, Doris, estavam, segundo o jornal Huffington Post.


A mulher, de 78 anos,  não teria percebido que o marido havia morrido de causas naturais há quatro semanas enquanto dormia. Segundo o médico legista Jeff Chunn,  a porta do quarto de Jesse Kirby estava fechada quando ele morreu, e a sua esposa continuou vivendo nas outras partes da casa, sem se dar conta do ocorrido.

A polícia avistou o corpo do homem através de uma janela depois de ir a casa de Kirby a pedido de um parente que havia tentado entrar em contato com o casal e não  havia conseguido. Dois cachorros que aparentemente morreram de inanição também foram encontrados no cômodo.

De acordo com Dean Hayes, uma dos vizinhas do casal, ninguém havia notado que havia algo de errado na casa. Segundo ela, os Kirby eram bons vizinhos mas raramente saíam de casa. “Eu a vi no carro e depois indo até a caixa do correio, então pensei que estava tudo bem”, contou Hayes, que diz ter visto a esposa de Jesse Kiby pela última vez há duas semanas

Doris Kirby foi hospitalizada depois da descoberta.



Terra

Residência é "metralhada" em Caraúbas e ocupantes fojem para não morrer

Mais uma ocorrência violenta foi registrada em Caraúbas/RN, na madrugada desta terça-feira (11), por volta de 1h30min. Uma residência localizada no Bairro Leandro Bezerra, no São Paulo de Alípio, foi alvo de vários disparos de armas de fogo de calibre 12 e 32.

Os projéteis atingiram janela, porta e a parede frontal da casa. Os elementos arrobaram a porta, mas o morador não estava mais na residência.

Após efetuarem os disparos, os autores do atentado fugiram sem deixar pistas. A polícia militar foi acionada e uma guarnição composta pelo Sd. Aires e Sd. Mota foram até o local, mas, chegando na residência, ninguém soube informar quem foram os autores dos disparos, muito menos quem residia na casa.

O caso está sendo investigado pela polícia civil de Caraúbas.

Reportagem Icém Caraúbas/fotos do Sd. Arruda

Messias Targino receberá programa de internet banda larga popular

Segundo o Ministério das Comunicações 132 dos 167 municípios potiguares estão incluídos no programa da banda larga popular, ofertadas pelas concessionárias que firmaram acordo com o governo federal. Este número representa quase 80% das cidades no estado.

O projeto é uma iniciativa do governo brasileiro que tem o objetivo de massificar a oferta de acessos banda larga à Internet até esse o ano de 2014, em que se realiza no Brasil a Copa do Mundo de futebol da FIFA.
O pacote oferecido é 1 megabit por segundo (Mbps) ao custo de R$ 35. Para este ano, o governo estuda uma atualização do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), enfocando principalmente as redes fixas super-rápidas e acesso móvel em smartphone e tablet.

Em todo o país já foram construídas mais de 25 mil quilômetros de redes de fibras ópticas, capazes de atingir, inclusive, localidades onde ainda não há oferta por parte das empresas privadas.
Confira os municípios do RN atendidos neste programa:
Acari
Afonso Bezerra
Alexandria
Alto do Rodrigues
Água Nova
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Arês
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Doutor Severiano
Encanto
Espírito Santo
Equador
Extremoz
Fernando Pedroza
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Goianinha
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jandaíra
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
João Dias
José da Penha
Jundiá
Lagoa d´Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes Pintadas
Lucrécia
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Maxaranguape
Messias Targino
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Natal
Nísia da Floresta
Nova Cruz
Olho-D´Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parnamirim
Passagem
Pau dos Ferros
Patu
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Pilões
Portalegre
Presidente Juscelino
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santana do Seridó
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São Miguel
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santo Antônio
São José do Seridó
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Vicente
São Tomé
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Timbaúba dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Várzea
Venha-Ver
Vila Flor


Fonte: Ministério das Comunicações

segunda-feira, 10 de março de 2014

Matrículas de convocados para primeiro semestre serão dias 20 e 21 de março

Os aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte convocados para ingresso no primeiro semestre letivo de 2014 (2014.1) deverão requerer matrículas institucional e curricular nos dias 20 e 21 de março de 2014 nas secretarias dos cursos. 
A COMPERVE destaca que os candidatos convocados na cota destinada à pessoa com deficiência para ingresso tanto no 1º semestre quanto no 2º semestre letivo de 2014 deverão ser previamente submetidos à avaliação da junta multidisciplinar, devendo apresentar-se com 30 minutos de antecedência no local, data e horário constante no anexo III do edital de convocação.
As vagas não ocupadas após a primeira chamada dos convocados para ingresso no 1º semestre de 2014 serão preenchidas com utilização da lista de espera. A relação dos classificados nessa lista para segunda e última chamada, quando for o caso, para ingresso no 1º semestre letivo de 2014, será divulgada no dia 24 de março. A inscrição em lista de espera deverá ser feita única e exclusivamente no dia 25 de março de 2014, a partir das 9h, através de formulário online. A matrícula deve ser realizada no dia 28 de março de 2014.
A relação dos classificados em lista de espera em segunda e última chamada, para ingresso no 2º semestre letivo de 2014, será divulgada no dia 24 de setembro do ano em curso. Os candidatos deverão fazer sua inscrição em lista de espera, única e exclusivamente no dia 25 de setembro de 2014, das 9h às 23h59, através de formulário on-line. A lista com os convocados para preenchimento de vagas remanescentes será divulgada no dia 26 de setembro de 2014, as matrículas institucional e curricular serão realizadas no dia 29 de setembro de 2014.
Clique abaixo e veja:
Edital (com datas e procedimentos para matrícula)
Relação de Convocados (Anexo I do Edital)
Classificação Geral 
Anexo II (locais e horários para realização da matrícula)
Anexo III (Avaliação da Junta Multidisciplinar)
Mais informações:
COMPERVE - 3315-2153
Fonte:UERN

Vacinação contra o HPV começa hoje em todo o país

A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas, mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.

Meninas de 11 a 13 anos começam a ser imunizadas hoje (10) contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.
A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.
Para se imunizar é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção, sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira.
Em 2015, a vacina contra o HPV será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para as de 9 anos.
O câncer de colo de útero tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.
 
Confira o esquema de vacinação adotado em todo o país:
tabela_hpv
Fonte:Nominuto

Senado pagou R$ 51 mil pelas coroas dentárias do líder do DEM José Agripino

Bancado exclusivamente pelo contribuinte – ou seja, a custo zero para os senadores, ex-senadores e seus dependentes – o plano de saúde do Senado paga despesas que incluem implantação de próteses dentárias com ouro e até sessões de fonoaudiologia para melhorar a oratória e driblar a timidez. Alguns senadores chegam a gastar até R$ 70 mil por tratamento dentário.
Documentos obtidos pelo Estado mostram que, nos últimos cinco anos, a Casa autorizou tratamentos milionários, principalmente odontológicos. Tudo sem fazer perícia física dos pacientes nem definir limites de cobertura. Os gastos com os dentes dos senadores e outros tratamentos médicos, como sessões de psicoterapia e fonoaudiologia, atingiram média de R$ 6,2 milhões anuais entre 2008 e 2012 – 62% desses valores dizem respeito unicamente ao reembolso de notas fiscais e recibos. A reportagem obteve as despesas efetuadas em 2013, que ainda não foram consolidadas pelo Senado. A estimativa é que a média de gasto tenha se mantido inalterada.
O plano de saúde do Senado é vitalício. Ele banca despesas de senadores, ex-senadores e dependentes como filhos, enteados e cônjuges. Para usufruí-lo, o parlamentar não precisa fazer nenhuma contribuição – basta que tenha exercido o cargo por 180 dias ininterruptos. Após a morte do titular, o cônjuge continua usando a carteirinha. Como não há uma lista detalhada de procedimentos cobertos, os beneficiários se sentem à vontade para incluir em seus gastos todo tipo de serviço especializado.
O plano do Senado estabelece um limite anual de R$ 25,9 mil para gastos odontológicos. Os documentos obtidos pelo Estado apontam, no entanto, que a Casa tem pago valores que extrapolam de longe esses limites. O caminho para ignorar as normas é invadir a cota não utilizada de outros anos.
Uma das despesas mais comuns, nas notas apresentadas, é a de materiais sofisticados usados em próteses, dificilmente cobertos pelos planos de saúde do mercado – e que dão o melhor resultado estético.
Para o presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN), a Casa creditou R$ 51 mil em 2009, referentes a 22 coroas de porcelana aluminizada, produto mais caro e que confere aparência melhor. “Essa é uma opção mais estética, porque troca uma infraestrutura metálica pela de porcelana aluminizada”, diz o cirurgião-dentista Rogério Adib Kairalla, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
O senador potiguar afirma que o tratamento foi “estrutural” e custou mais que o reembolsado pelo Senado, o que o obrigou a pagar a diferença. “Foi mais que implante. Tive de recompor toda a base dos dentes, por causa da barbeiragem de um dentista. Ia jantar e caía”, diz Agripino.
Já o ex-senador Adelmir Santana (PSB-DF) pôs próteses de porcelana, com infraestrutura em zircônia, o que custou ao contribuinte R$ 22,5 mil. “Na parte de prótese, é a técnica mais requintada. Acaba custando mais”, afirma Kairalla.
Reabilitação. Senador licenciado, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB-RJ), apresentou em 2010 notas que somam R$ 42 mil. No ano anterior, o Senado ressarciu despesas de R$ 23 mil para tratamento dentário com um toque de requinte: a reabilitação da boca na parte direita superior foi feita com coroas de cerâmica e pinos em ouro odontológico. No mercado, segundo especialistas ouvidos pelo Estado, esse ouro custa mais que o metal na sua versão convencional, nas joalherias, e dificilmente é coberto pelos planos odontológicos.
Pedro Simon (PMDB-RS) conseguiu ressarcimento de implantes dentários que totalizam R$ 62,7 mil em 2012. “Fiz para aquele ano e com pedaço (da cota) do ano seguinte, em duas parcelas”, explica o senador gaúcho. “Digo mais: foi feito a esse preço porque chorei, chorei e foi um preço bem menor. O valor inicial era coisa de R$ 80 mil a R$ 85 mil.”
Em ação civil pública em tramitação na Justiça Federal, o Ministério Público, ao analisar os gastos efetuados até 2010, considerou que os “desembolsos envolvem valores exorbitantes, que fogem a qualquer padrão”.
Timidez. A generosidade do plano torna-se evidente no caso do senador Wilder Morais (DEM-GO), suplente que assumiu a vaga de Demóstenes Torres (sem partido-GO) quando este foi cassado. Parlamentar de primeira viagem e dono de uma fortuna de R$ 14,4 milhões – segundo declarou ao Tribunal Superior Eleitoral -, ele conseguiu em 2013 o retorno de R$ 1 mil referente a sessões de fonoaudiologia. O dinheiro pagou parte de tratamento de “desenvolvimento de habilidades de competência comunicativa” que Morais fez porque não tinha traquejo na tribuna. “Ele é tímido”, justificou sua assessoria.
A ex-senadora Ana Júlia Carepa (PT) aproveitou o plano, entre 2007 e 2011, e fez vários implantes. “Eu poderia pôr uma dentadura, mas acho que ficaria complicado, né?” Além dos implantes, a ex-senadora diz ter feito também clareamento nos dentes que não foram mexidos. “É até consequência. Como vai ter que refazer, serve para igualar”, justificou.

Fonte: Estadão