quarta-feira, 29 de maio de 2013

TELEXFREE FIRMA-SE AINDA MAIS NO MERCADO DE TELEFONIA DO BRASIL

A Empresa TelexFREE anunciou hoje 29 em seu site, a aquisição da empresa de telefonia Voxbras,o anuncio foi feito por Carlos Costa diretor de marketing,a Voxbras atua no setor de telefonia fixa e internet nos estados do Espirito Santo e Rio de Janeiro.

Presidente Dilma confirma visita ao Rio Grande do Norte

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu da presidente Dilma Rousseff a confirmação da visita ao Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (03).
A programação oficial ainda não foi divulgada pelo Palácio do Planalto.  Dilma Rousseff deverá desembarca na pista do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em construção, pela manhã,  acompanhada do presidente da Câmara e do ministro Garibaldi Alves Filho, da Previdência Social.
Além de inspecionar as obras dos terminais de passageiros e de cargas, a presidente ainda deverá assinar a Ordem de Serviço para a construção da barragem de Oiticica, em Jucurutu, e anunciar a licitação do projeto para duplicação da BR-304 entre Natal e Mossoró na divisa com o Ceará.
A duplicação da rodovia foi uma reivindicação do deputado Henrique Eduardo Alves para que a obra fosse incluída no programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Há duas possibilidades para o local do evento: a Escola de Governo, no Centro Administrativo, e o Centro de Convenções e Natal.
Fonte:Jean Carlos

Robinson: “Quero enfrentar Rosalba para questionar as promessas não cumpridas”

Em política, diz-se que candidato majoritário não escolhe adversário. Mas, na prática, isso não acontece porque nem sempre é possível escolher. No caso do vice-governador Robinson Faria, presidente e pré-candidato do PSD a governador, porém, escolher a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) como adversária nas eleições do ano que vem tem motivação definida. “É lógico que é melhor eu enfrentar Rosalba, porque eu tenho muito a questionar dela, da sua gestão, do que ela prometeu e não fez, do seu estilo de governar, que eu considero um estilo muito ultrapassado”, afirmou o pré-candidato a governadora pelo PSD, durante entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94, concedida aos jornalistas Alex Viana, Laurita Arruda e Aldemar Freire.
Robinson lembrou ser “lógico” que todo candidato a governador não escolhe candidato, mas citou o caso da atual governadora Rosalba que, segundo ele, na eleição passada, de 2010, quando disputou o governo do Estado, “torceu” para enfrentar o então vice-governador, Iberê Ferreira de Souza (PSB). “Rosalba torceu para enfrentar Iberê, não vamos aqui disfarçar isso, ela adorou ter enfrentado Iberê, porque ela achava que Iberê era mais fácil para ela enfrentar”, disse o vice, que na época também era pré-candidato.
Na mesma linha, Robinson também menciona que, em 2002, a ex-governadora Wilma de Faria “adorou” ter enfrentado Fernando Bezerra e Fernando Freire na disputa pelo governo do Estado. “Wilma adorou enfrentar Fernando Bezerra, Fernando Freire, muito embora Fernando Bezerra fosse um candidato excelente, foi um grande senador da República, é um nome que o Rio Grande do Norte hoje deve muita homenagem a ele. Então, todo candidato a governador torce para o adversário não ser tão forte”, declarou.
Ainda em sua entrevista ao Jornal da Cidade, o vice-governador Robinson Faria admitiu ser melhor enfrentar uma Rosalba desgastada do que um Garibaldi Filho, senador, ex-governador e atual ministro da Previdência. “É lógico que é melhor você enfrentar Rosalba do que enfrentar Garibaldi, eu não vou aqui cometer esse pecado, acabei de dizer que sou contra a desfaçatez”.
Segundo Robinson, Rosalba adquiriu uma fama de boa gestora como prefeita de Mossoró, mas esta notoriedade não se confirmou à frente do governo do Estado. “O que nós imaginávamos, o que eu também imaginei, que eu também sonhei, é que ela seria uma grande governadora, porque Mossoró na época a projetou, mas está provado que ela não tinha essa visão profunda que nós todos esperávamos. É lógico que eu gostaria de enfrentar Rosalba por várias razões: primeiro pela decepção que eu tive na parceria que eu tive com ela, e segundo pelo desencanto que ela proporcionou ao povo do meu Estado”, afirmou o vice.
Fonte:JH

Polícia prende 14 em operação contra tráfico de drogas no Alto Oeste do RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou operação desde o início da manhã desta quarta-feira (29), no Alto Oeste do Estado. A operação, batizada "Elefante Branco", prendeu 14 pessoas por suposto envolvimento com o tráfico de drogas no interior potiguar.
Suspeitos foram presos no Alto Oeste do Rio Grande do Norte
A investigação foi coordenada pelo delegado Inácio Rodrigues da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros (4ª DRPC). Os presos são apontados por abastecer o comércio de drogas na cidade de Pau dos Ferros.

Os policiais civis cumpriram 22 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão. Além disso, também foram efetuadas prisões de acusados em flagrante delito, por porte de droga. Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu ainda drogas (cocaína, crack e maconha), celulares, duas motos e dinheiro.
Policiais civis buscaram drogas durante o cumprimento dos mandados
Na ação foram presos Frank Mateus Avelino Costa, 21 anos, um adolescente de 16 anos, Samário Maurício de Souza, 22, Marcelo Coutinho Silva, “Marcelo de Zita”, Edson Damião Nogueira Diniz da Silva, 22, Edinaldo de Assis Brito, 23, Francisco Cássio de Souza, 24, Francisco Tiago da Silva, 28, Luana Vanessa Medeiros de Oliveira, 19, Vinícius de Andrade, 22, Edson Alves Brito, Maria Ivoneide de Oliveira, 38 e José Jacinto Martins de Oliveira, 45.

O trabalho policial contou com o apoio de equipes que vieram de Natal, Mossoró e Apodi, além do apoio operacional do helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança Pública do RN. Ao todo 16 delegados e 100 agentes participaram da Operação Elefante Branco.

A Polícia Civil vai apresentar balanço da operação ainda nesta quarta-feira (29).
Fonte:Tribuna do Norte

terça-feira, 28 de maio de 2013

Soprando Velinhas

                                    Ozanira Ribeiro

DUPLA ARMADA TENTA ASSALTAR AGÊNCIA DOS CORREIOS EM JANDUÍS, RN

A agência dos Correios de Janduís, município a 290 quilômetros de Natal, foi assaltada assim que abriu as portas na manhã desta terça-feira (28). De acordo com o comandante do policiamento na região, major Flávio, dois homens armados chegaram em uma moto de placa não identificada, renderam os funcionários e tentaram roubar o dinheiro da agência, mas, como a abertura dos caixas é programada, eles não quiseram esperar e fugiram sem levar nada.


A PM informou que a tentativa de assalto aconteceu por volta das 8h e os assaltantes fugiram na mesma moto em que chegaram. Ainda de acordo com o major Flávio, as guarnições de Campo Grande, Assu, e do Grupo Tático Operacional (GTO) estão em diligência em busca dos suspeitos.
FonteG1

OAB divulga hoje resultado da fase objetiva do Exame de Ordem

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgará nesta terça-feira (28) o resultado final da primeira fase (prova objetiva) do X Exame de Ordem Unificado, incluindo os recursos interpostos por candidatos. Foram aprovados nesta primeira etapa os examinandos que acertaram, no mínimo, 50% das 80 questões objetivas propostas. O gabarito definitivo desta fase também será divulgado neste site.
A prova prático-profissional ou etapa subjetiva – para a qual só se submeterá o candidato que foi aprovado na primeira fase – está marcada para 16 de junho deste ano. Nesta segunda e última etapa, conforme prevê o edital, os candidatos terão que redigir uma peça profissional valendo cinco pontos e responder a quatro questões (valendo 1,25 pontos cada) sob a forma de situações-problema.
Anteriormente à apresentação dos recursos, 67.441 candidatos haviam obtido aprovação na primeira fase, perfazendo 54% de êxito para a 2ª fase.
O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994
Fonte:Jean carlos

Aprovado texto base de MP que reduz a conta de luz

Proposta do governo gera diminuição de até 18% no valor final ao consumidor. Votação ocorreu após acordo que garantiu a entrada na pauta do projeto que acaba com a contribuição de 10% do FGTS em 3 de julho.
Um acordo feito entre deputados da base aliada e da oposição na manhã desta terça-feira (28) viabilizou a aprovação do texto principal da Medida Provisória 605/12, que reduz o valor da contas de luz de consumidores e empresas. A proposta só foi aprovada após governistas e oposição chegarem a um acordo sobre a votação do projeto que acaba com a contribuição extra de 10% do FGTS quando as empresas demitirem sem justa causa.
Os deputados votam agora os destaques apresentados ao texto da redução da conta de luz. Após isso, eles iniciarão a análise da MP 601/12, que estende a desoneração da folha de pagemtno a diversos setores da economia. Ambas as propostas perdem a validade na próxima segunda-feira (3), logo após o feriadão de Corpus Christi.
Os oposicionistas queriam garantir a votação do projeto do FGTS para viabilizar a aprovação das medidas provisórias. Ontem, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a sugerir que o projeto fosse votado no início de agosto, mas os deputados não aceitaram e derrubaram a sessão.
Segundo o peemedebista, a matéria não teria como entrar na pauta da Câmara em junho por causa da da PEC 37, que tira poderes de investigação do Ministério Público, e da PEC do orçamento impositivo. Por fim, ficou combinado que a votação da multa extra do Fundo de Garantia fosse feita em 3 de julho.
A preocupação do governo em garantir ainda hoje a votação das medidas da conta de luz e da desoneração da folha ainda hoje  é motivada pelo prazo de validade das MPs, que vencem dia 3. O texto ainda precisa ser votado pelo Senado. No entanto, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), instituiu uma norma de que os senadores só votariam medidas provisórias que chegassem com à Casa com sete dias de antecedência. No entanto, ele sinalizou hoje que pode adotar o cálculo usado pelos deputados para o prazo.
Ambas as medidas provisórias são de interesse estratégico do governo federal. Uma reduziu a conta de luz de empresas e consumidores e, para compensar as perdas, pemitiu usar recursos da chamada Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Na prática, a proposta do governo gerou uma redução em 18% das tarifas de eletricidade dos consumidores e 32% das empresas. A outra amplia a mais setores da economia – como construção civil e varejo – um dos principais mecanismos do programa “Brasil Maior”: não pagar a contribuição de 20% dos salários dos funcionários à Previdência Social e, em troca, pagar ao INSS apenas uma alíquota de 1% a 2,5% do faturamento bruto.

Fonte: Congresso em Foco/JH

MEC lidera curso de medicina para a UFERSA em Mossoró

O Ministério da Educação liberou 60 vagas para o curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A boa notícia foi comunicada hoje ao reitor Jose de Arimatea de Matos, por meio de um ofício do Governo Federal. A primeira turma deverá ingressar em 2016, com trinta alunos, e, no ano seguinte (2007), mais trinta vagas serão ofertadas.
“O MEC faz questão que o curso já comece em pleno funcionamento. Por isso a primeira turma já irá iniciar depois que toda a estrutura estiver pronta”, repassa o reitor, informando ainda as obras para a infraestrutura necessária já irá começar em 2014, com o primeiro repasse do Governo Federal.
O próximo passo da Universidade será a elaboração do orçamento necessário para implantação do curso pela Pró-reitoria de Planejamento. A planilha de investimentos será incorporada ao Orçamento do Ministério da Educação para 2014, que deve ser fechado já no mês de junho. “Todos os esforços serão feitos pela Universidade para acelerarmos as solicitações”, garantiu o magnífico.
A expectativa é que a estrutura já esteja pronta em 2015 e, dessa forma, as primeiras 30 vagas sejam ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em 2016. O Centro de Saúde da UFERSA será composto por 60 docentes, e uma estrutura dotada de biotérios, sala de aula, sala para professores, laboratórios, auditórios e acervo bibliotecário.
No último dia 10 de maio, o reitor José de Arimatea de Matos se reuniu no Ministério da Educação com o secretário Executivo da pasta, Henrique Paim, e Paulo Speller, de Educação Superior. A reunião, articulada pelo presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, contou com a participação da deputada, Fátima Bezerra, cujo centro da discussão foi a criação das vagas de Medicina para a UFERSA.
“O município de Mossoró e a Ufersa cumprem todas as exigências, como, por exemplo, 661 leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), suficientes para atender 133 vagas. Hoje, por meio da UERN, são apenas 26 vagas para medicina”, justificou Arimatea. Além dos leitos, a cidade dispõe de cinco Centros de Atenção Psicossocial – Caps e, certificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Outra exigência é a residência médica em medicina comunitária.
Medicina será o 32º curso presencial da UFERSA, que já conta hoje com 20 graduações no Campus Centra, 5 em Angicos, 4 em Caraúbas e 2 em Pau dos Ferros. A UFERSA também já recebeu a autorização para a implantação do curso de Educação do Campo, que deverá ser implantado em Mossoró.
Fonte:Retrato do Oeste

Menos de 5% das prefeituras cumprem Lei da Transparência

Menos de cinco por cento dos 159 municípios potiguares com  população abaixo de 50 mil habitantes disponibilizaram os Portais da Transparência, como exige a Lei da Transparência Nacional (LC 131/2009). O prazo para cumprimento da determinação finalizou ontem e o que se viu foi um número ainda expressivo de gestões municipais que sequer um site para simples consulta possuem. As Prefeituras que saíram na frente foram as de Ipueira, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, Lajes, Lucrécia, Parelhas e São Miguel. Essas sete cumpriram com presteza o dever de divulgar números como receita arrecada e despesas gerais. Mas a maioria, no entanto, apresentam, quando existem, portais desatualizados e de difícil manejo. 
Para o consultor em contas públicas, fundador e secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco, o não cumprimento do prazo pelas Prefeituras, país afora, era algo previsível. Ele explica que as prefeituras tiveram 4 anos para se adequar, já que a lei é de 2009. Para ele, os municípios utilizam o jogo do empurra para justificar fato de não criarem o site. “Isso acaba sendo um jogo de empurra, já que eles atribuem a culpa para a outra gestão. Contudo, a lei precisa ser cumprida. Criar um site como esse é algo muito simples de se fazer, as prefeituras já têm essas informações, mas os políticos gostam de transparência nos governos adversários”, disse Gil em entrevista ao Portal.

Gil Castelo Branco explica que as prefeituras recorreram a empresas que surgiram após à aprovação da lei e faturaram com a lei da transparência. Segundo Gil, as empresas desenvolveram um único sistema e venderam para as prefeituras. “Essas empresas irão superfaturar já que as prefeituras irão agora buscar empresas, através de licitação, para adequar-se à lei”.

Esta legislação, de 2009, obriga a criação dos portais de transparência, para que a população saiba como está sendo usado o dinheiro público. A lei se aplica ao Governo Federal, todos os Estados e Municípios. As informações, no entanto, têm que estar pormenorizadas e de fácil interpretação.  Pela lei, as prefeituras com mais de mil habitantes tiveram o prazo de um ano para implantar o site, dois anos para as prefeituras com mais de 50 mil e até a data de hoje (27.05.13) para aquelas que possuem menos de 50 mil habitantes.

O baixo índice de transparência do Rio Grande do Norte era visível mesmo quando a obrigação atingia somente as cidades com mais de 50 mil habitantes. “A lei está em vigor há bastante tempo”, disse a promotora do Caop do Patrimônio Público, Isabel Menezes, “mas precisa fazer um trabalho para que seja cumprida”. Os prefeitos alegam falta de recursos e de pessoal especializado para operar os portais. 
Fonte:Tribuna do Norte